As roupas de bebê precisam sempre de um cuidado extra, uma vez que alguns cuidados são necessários para que haja uma maior durabilidade das roupas e mantenha a segurança e saúde do bebê.
Os diferentes tipos de tecido e o modo como você lava as roupas dos pequenos podem acabar proporcionando algumas consequências para ele e, por isso, é preciso muito cuidado e atenção nessa etapa.
Para garantir o bem-estar do seu filho, não é necessário encontrar uma distribuidora de produtos de limpeza específica ou comprar roupas com preços extravagantes, entretanto, existem alguns cuidados que podem ser tomados.
Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre quais são os tipos de tecido e quais cuidados você deve ter ao lavar as roupas do seu filho.
Quais são os tipos de tecido para roupas de bebê?
Existem muitos cuidados diferentes que podem ser tomados para garantir a saúde do bebê e dentre eles, o tipo de tecido, fio para malharia e os diferentes materiais que compõem uma peça de roupa devem ser levados em consideração.
Os tecidos possuem uma grande variedade de materiais, onde alguns fazem mais bem ao bebê do que outros.
Por esse motivo, é muito importante se atentar ao tecido que é feita a roupa que o seu filho está usando, com o objetivo de garantir o seu bem-estar. Com isso, dentre os diferentes tipos de tecidos que compõem as roupas dos bebês, podem-se citar:
- Algodão;
- Malha;
- Malha 100% algodão;
- Suedine;
- Malha fria ou malha PV;
- Poliéster;
- Tecido misto, algodão e poliéster;
- Plush.
Esses são os diversos tecidos diferentes que podem montar as roupas de bebê que estão disponíveis no mercado.
A sua escolha é fundamental para garantir o bem-estar do seu bebê e o cuidado com a pele dele, diminuindo ao máximo as chances de atritos que são desnecessários e fáceis de serem evitados.
As roupas são feitas com tecidos específicos com a finalidade de proporcionar conforto ao pequeno. Dessa forma, as roupas de bebê devem ser confeccionadas em tecidos macios, garantindo sempre roupas suaves.
Através da tecnologia, a indústria têxtil possui a vantagem de produzir roupas cada vez mais confortáveis e tecnológicas, com uma secagem rápida, sendo esse um fator muito importante e que será discutido mais à frente, além de uma maior durabilidade.
Com isso, é muito importante se atentar ao tecido utilizado e as características de confecção, uma vez que enquanto os tecido mais macios são ótimos para o bebê, os tecidos mais grossos são prejudiciais à ele.
Isso acontece porque o atrito criado por ele pode causar lesões na pele do recém-nascido, já que os tecidos mais grossos e muito encorpados aos bebês, onde esses possuem uma pele mais macia.
Esse fator vale não apenas para as peças de roupas, como também para os acessórios, toalhas e mantas que devem ser utilizados com os pequenos.
Dessa forma, vale se atentar ao tecido da toalha que está no seu toalheiro para banheiro, garantindo que todos os tecidos que entram em contato com o bebê não são prejudiciais a ele.
A atenção para as roupas e materiais destinados ao recém-nascido devem obter uma maior atenção, com produtos confortáveis e que proporcionem o seu bem-estar.
Quais são os cuidados essenciais na higienização?
Os cuidados com as roupas do seu filho são essenciais para manter a sua segurança e a sua saúde. Dessa forma, dentre as principais ações preventivas que devem ser tomadas são:
- Lave antes do primeiro uso;
- Opte pelo uso do sabão de coco;
- Use a máquina em peças que não são delicadas;
- Lave as roupas em dias quentes;
- Passe e guarde tudo com carinho.
Essas são as principais ações que podem ser efetuadas para cuidar das roupas do seu bebê de maneira eficiente, garantindo a sua saúde e bem-estar.
Lave antes do primeiro uso
As roupas do bebê devem ser lavadas antes mesmo do seu primeiro uso, uma vez que todo o recém-nascido possui uma imunidade muito baixa e, por isso, pode acabar contraindo doenças.
Além disso, a sua pele é muito frágil e sensível, onde qualquer pequeno atrito pode acabar criando uma leve lesão. Por esse motivo, você deve se atentar a retirar a etiqueta de preço das peças antes do uso e a lavar devidamente.
Ao lavar as roupas do bebê antes do seu primeiro uso, você conquista mais uma forma de garantir que não existam atritos, minimizando o contato dele com possíveis resíduos e sujeiras.
Opte pelo uso do sabão de coco
O sabão de coco, ou sabão neutro como é muito conhecido, é um produto antialérgico e igualmente eficiente para retirar os resíduos e sujeiras das roupas.
Além disso, é necessário evitar usar outros produtos que podem acabar causando alergia ou irritação na pele dos pequenos.
Como já mencionado, não é necessário encontrar uma distribuidora de produtos naturais para prevenir o seu bebê, mas apenas alguns cuidados com os produtos utilizados já ajudam consideravelmente.
Um exemplo para isso é evitar o uso de amaciantes e alvejantes, priorizando apenas o uso do sabão.
Um exemplo para isso é evitar o uso de amaciantes e alvejantes, priorizando apenas o uso do sabão, além disso, você também deve evitar misturar as roupas do bebê com os dos adultos, onde pelo menos até os cinco meses de vida, essa separação garante a limpeza das roupas.
Use a máquina em peças que não são delicadas
Para quem não tem muito tempo disponível para lavar as roupas, uma boa notícia é que pode sim utilizar a máquina de lavar nas roupas dos bebês.
Entretanto, é muito importante realizar uma pré-lavagem antes de colocar as peças na máquina, uma vez que é necessário remover os possíveis resíduos que permaneceram dentro da roupa.
Além disso, também é muito importante as deixar no menor ciclo de lavagem, onde é muito importante usar nas peças mais resistentes, como os cavaquinhos e os bodies.
Já para as peças mais delicadas, você deve priorizar a lavagem a mão, efetuando um bom enxágue para que não reste nada.
Isso não significa que você deve comprar apenas as roupas mais resistentes, pesquisando “camiseta personalizada SP”, por exemplo, para utilizar todas na máquina de lavar.
Na verdade, basta apenas compreender que algumas peças podem se desgastar mais rapidamente do que outras, demandando um cuidado maior.
Lave as roupas em dias quentes
Outro fator muito importante é procurar lavar as suas roupas em dias mais quentes, com o intuito de secar com uma maior facilidade e rapidez.
Isso é extremamente necessário para conseguir evitar o risco das roupas morarem ou aderirem a um cheiro desagradável. Por esse motivo, procure posicionar as peças de roupas em locais para secar que estejam longe da umidade.
Além disso, não precisa de um toalheiro térmico ou de equipamentos extravagantes, apenas alguns cuidados já bastam, como as posicionar em ambientes arejados, uma vez que eles possuem a capacidade de facilitar a saída de água do tecido.
Passe e guarde tudo com carinho
Por fim, você deve passar e guardar tudo com muito cuidado e carinho, visando a organização e higiene das peças.
Uma boa dica é guardar as roupas em saquinhos plásticos, com a finalidade de garantir que elas se mantenham limpas até o momento do uso.
Dessa forma, é importante posicionar as roupas em locais adequados, uma vez que mesmo as inserindo em manequins femininos ou vitrines e entre outros lugares que possam ser divertidos para as crianças, ainda assim existe a exposição a sujeiras presentes no ambiente.
Além disso, também é importante passar um paninho no armário antes de posicionar as peças lá, a fim de limpar o ambiente de poeiras e outros elementos que podem ser prejudiciais ao bebê.
Os cuidados com os pequenos são muitos, mas principalmente com as roupas, você deve proporcionar uma atenção maior.
Isso acontece porque, quando o bebê nasce, ele está muito vulnerável a diversos elementos externos, uma vez que a sua imunidade é a sua pele estão muito sensíveis.
Por esse motivo, você deve escolher tecidos e materiais que não sejam agressivos para a criança, além de proporcionar o máximo de conforto possível.
Além disso, após adquirir os produtos ideias, é muito importante cuidar tanto das peças quanto do ambiente que ela é posicionada, visando a maior higiene e cuidado com o bebê.
As diferentes formas de lavar uma peça de roupas e os locais que elas são guardadas devem ser previamente pensados, garantindo assim a saúde do seu filho e o seu bem-estar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.