Próximo do fim da gestação, além de toda a ansiedade pela chegada do mais novo membro da família, as futuras mamães se preocupam com o chá de bebê.

Para um chá de bebê ser inesquecível, o cardápio do chá de bebê deve ser muito bem feito. Por isso, nessa matéria você vai encontrar dicas e sugestões sobre o que considerar na hora de preparar o cardápio e também opções de receitas.

Ao fim dessa matéria você conseguirá organizar e montar o cardápio perfeito para o seu chá de bebê. Demais, né?

Leia também: Frutas para turbinar a imunidade dos pequenos

O que devo levar em consideração ao escolher as receitas que farei?

Estação: a estação do ano deve ser levada em consideração na hora de preparar a mesa do chá de bebê. Ninguém vai querer comer sorvete em pleno inverno, não é mesmo? Por isso, você deve ficar atenta quando for escolher a data da sua confraternização.

Horário: o horário em que será realizado o chá de bebê também é um fator importante.

Para o chá de bebê realizado de manhã próximo ao horário de almoço, pode ser feito petiscos inspirados no café da manhã e um prato principal mais robusto, como uma torta salgada, por exemplo. Para as bebidas, invista em sucos e refrigerantes.

Já para as futuras mamães que preferem fazer à tarde, os petiscos são bem vindos. Como a maioria dos convidados provavelmente já terão almoçado, pequenos lanchinhos serão o suficiente. Café, chás, refrigerantes e sucos são ótimas pedidas.

Sugestões de petiscos e pratos principais para servir no chá de bebê:

Chegou a hora da verdade! É normal ficar perdida na infinidade de opções de pratos para servir no chá de bebê, e por isso, vamos listar algumas das mais famosas para você se dar bem e fazer um chá de bebê que ficará na memória.

Pastelão: podendo ser feito com carne ou frango, é uma ótima opção de prato salgado principal.

Mini sanduíche: lanchinho obrigatório na mesa, o mini sanduíche é muito fácil de ser feito e dificilmente não agrada os convidados.

Pipoca caseira em saquinho: quem não ama pipoca? Rápido e simples de fazer, tem virado um petisco muito utilizado no chá de bebê, principalmente nos mais sofisticados. Basta comprar os saquinhos de pipoca e servir em pequenas porções.

Salgadinhos de festa: coxinha, bolinha de queijo e o risoles também fazem bonito na mesa!

Sanduíche em metro: uma ótima opção de prato simples e econômico. Basta comprar pães tipo baguette e recheá-los como preferir.

Cupcake: o famoso “bolinho” se tornou o queridinho de todas as festas, e não é diferente no chá de bebê. Você pode fazer de vários sabores e para ficar ainda mais bonito, decorá-lo com o tema do local. Legal né?

Bolo: esse não pode faltar! O bolo é sempre o prato especial de qualquer festa, e no chá de bebê não é diferente. Fica mais legal ainda se for decorado com o tema do chá!

Canudinho de doce de leite: sabe aqueles canudinhos que são sempre servidos com maionese? São os mesmos, mas dessa vez preenchidos com doce de leite! Fica uma delícia!

Brigadeiro: dispensa explicações. Essa sobremesa típica brasileira agrada dos mais jovens aos mais velhinhos. Fora que decorar o brigadeiro com o tema da decoração deixa ele ainda mais bonito e gostoso!

Sorvete: para as mamães que escolheram fazer o chá de bebê no verão, o sorvete é quase que obrigação. Você pode servir com as famosas “casquinhas”.

Gelatina: geralmente visto em festa de criança, a gelatina é uma ótima ideia de sobremesa. Pode ser servido em copinhos plásticos.

Há ainda outras diversas receitas que são deliciosas! Uma outra dica é pesquisar com as convidadas quais os pratos que elas mais gostam, podendo assim montar um cardápio personalizado com base no gosto delas.

Dependendo da situação, a organizadora do chá de bebê (muitas vezes o chá de bebê é organizado por algum membro da família ou amiga da futura mamãe) pode pedir que os convidados levem um pequeno aperitivo de seu gosto, ajudando na economia da mais nova mamãe.