Natal: 10 dicas de lugares para aproveitar o clima natalino com os filhos

Cada feriado possui uma importância e destaque diferente de acordo com um segmento público, como o Dia dos Namorados para os casais, o Dia das Crianças para os pequenos, entre outros. O Natal tem algo diferente por abordar todos os públicos.

Um dos motivos que fazem o Natal ser visto com tamanha importância pela sociedade é o seu dia de união, reunindo amigos, mas principalmente familiares, que usam dessa data em específico para visitar até mesmo os seus parentes mais distantes.

Sem contar com o quesito religiosos da cerimônia, o que ajuda a manter o Natal como uma das tradições mais clássicas a permanecer forte, mesmo com as mais frequentes modificações que a sociedade passa, até mesmo em relação ao seu convívio.

Um diferencial que faz do Natal um evento a ser celebrado por praticamente todas as esferas sociais, de diferentes religiões, ou até mesmo pertencendo a nenhuma. Expandido para todos os cantos, através da decoração de natal para cidades.

Em um movimento no qual se torna impossível colocar o seu pé em shopping, ou qualquer centro comercial no mês de dezembro sem ficar exposto a luzes natalinas, meias vermelhas e até mesmo o próprio Papai Noel, presentes nas mais diferentes lojas.

Em uma decoração que abusa de elementos fantasiosos, como renas e trenós mágicos, mas também de elementos que estão longe da realidade do brasileiro, como o contato com a nave. Ainda mais em certas regiões o mês de dezembro marca o início do Verão.

Uma corrente até mesmo comercial, fazendo com que os mais diversos produtos relacionados ao Natal tenham um aumento nas vendas, como frutas secas e cristalizadas e até mesmo um cinto ergonômico abdominal, para segurar a fantasia de Papai Noel.

E se sociedade inteira passa a ser movida pelo espírito natalino, o que dizer então das crianças, que vêem nessa época uma oportunidade de colocarem a sua criatividade em ação, fazendo suas cartas e decoração para o Natal.

Sendo esse talvez um dos eventos anuais mais preferidos das crianças, por reunir uma série de fatores que chamam a atenção dos pequenos.

Importância do Natal para as crianças

Por causa das características lúdicas dessa celebração, junto da figura popular do Papai Noel, que na noite do Natal sai ao redor do mundo entregando presentes para as crianças bem comportadas, é um conceito de fantasia que se conecta à criatividade infantil.

Uma relação a ser mantida pela sociedade através das mais diversas representações artísticas e culturais, como no teatro, nos desenhos animados e até mesmo dos diversos filmes natalinos, que preenchem a programação da TV nessa época.

Com a decoração natalina tomando conta das ruas, através dos ornamentos luminosos, que se juntam aos retrofit de iluminação presentes na organização comum dos centros comerciais e espaços que reúnem um grande número de público.

Por mais que exista toda essa questão do deslumbramento com as luzes, as decorações e o espírito festivo, existe outro quesito que faz do Natal um data a ser esperada com ansiedade pelas crianças que é a união com a família.

No mundo atarefado de hoje é difícil para os pais conciliarem suas agendas de trabalho para ambos estarem presentes na vida dos seus filhos, durante o período das férias escolares do meio do ano, por exemplo.

O Natal, por outro lado, é uma data popularmente voltada à família, com os mais diversos empreendimentos entrando em um período de recesso durante esse período, o que acaba por permitir essa união entre pais, filhos e avós, para a tradicional ceia natalina.

Visto a evidência que esse momento têm para as crianças, é importante que os pais aproveitem ao máximo esse momento de união com os seus filhos, sendo a ocasião perfeita para comprar um novo modelo de malas personalizadas e decidir o destino de viagem.

Pois seja para pontos próximos ou distantes, o mais importante é escolher o local perfeito para  passar esse feriado natalino ao lado dos pequenos.

10 lugares para visitar no Natal

Para passar bons momentos com a família no natal, é importante escolher um destino ideal, que permita ao seu núcleo familiar criar boas memórias, sendo momentos importantes inclusive para a formação das crianças, sendo apoiadas pelo seu núcleo de parentesco.

E as mais variadas possíveis são as opções para se passar junto dos filhos durante o período natalino que fecha o ano. Sendo possível destacar essas alternativas a seguir:

1 – Passeio no shopping

O Natal se tornou um feriado também de grande influência comercial, o que acaba fazendo do shopping centers um dos principais destinos para as famílias no final do ano, que juntam a necessidade de comprar os presentes com um passeio familiar.

Contando, inclusive, com a estrutura desses centros comerciais para apreciar os mais diversos eventos que costumam ser realizados nesses locais, com painéis acústicos permitindo a realização de shows, apresentações de corais, entre outras festividades.

2 – Volta no parque

Quem prefere fugir desse ambiente comercial, e aproveitar para fortalecer laços com as crianças em um ambiente mais calmo, os parques são fortes opções. Seja um biquíni em uma praça, ou até mesmo uma visita em um parque de diversões.

O mais importante é estar presente em um local propício à proximidade de você com os seus filhos.

3 – Peça no teatro

E se o Natal é um momento que aflora a criatividade nas crianças, uma opção interessante é justamente incentivar isso, através de peças infantis e familiares, com muitas usando da própria época natalina para contar histórias associados ao feriado.

4 – Cinema

O mais importante nesse quesito são as histórias, e não o formato no qual elas são contadas. Logo, o cinema também se porta como uma forte opção, sempre existindo grandes lançamentos programados para a data, já prevendo o passeio familiar.

Sendo preciso apenas tirar o carro da garagem e observar a sinalização para estacionamento do cinema ou do shopping onde esses pontos culturais se encontram. E voltando ao shopping, existem outras opções lá presentes que podem se destacar.

5 – Patinação no gelo

Caso as suas crianças estejam maravilhadas com a neve que veem todos os anos na TV, mas nunca a viram na vida real, a patinação no gelo pode ser uma maneira de realizar esse sonho, visitando espaços que trabalham com esse resfriamento artificial.

6 – Jornada ao museu

É sempre importante favorecer o quesito cultural na vida das crianças, e uma visita ao museu pode ser uma forma de não só ensinar aos mesmos sobre diversos assuntos, como também criar uma atividade em família, que reúna todos em um passeio familiar.

7 – Feiras culturais

E se o foco é fortalecer a cultura, existem diversas feiras que costumam ser realizadas nessa época que permitem esse tipo de passeio familiar diferenciado, com feiras voltados aos temas natalinos como:

  • Objetos de decoração;
  • Brinquedos;
  • Comidas especiais;
  • Barracas natalinas.

Sendo possível identificar a especialidade de cada uma das barracas presentes nessas feiras por meio de um stand para eventos posicionado próximo a esses locais.

8 – Próximo da natureza

Outra opção para aproveitar ao máximo o Natal como um data familiar é a partir de passeios que buscam favorecer o contato com a natureza, como trilhas, expedições, ou qualquer atividade a ser realizada em um ambiente natural, como uma caminhada.

9 – Show de luzes

Fora o tradicional enfeite nas ruas e nos residências, é um costume em diversos locais a realização de um evento comemorativo ao redor da iluminação local, como nas grandes árvores enfeitadas, tornando-se quase como um ponto turístico no Natal.

10 – Oficinas

Próximo ao Natal também é possível encontrar as mais diversas modalidades de oficinas, que podem se destacar não só como uma opção de unir sua família, mas também de ajudar ao próximo.

Como em uma oficina voltada à produção de brinquedos e cestas de Natal para a s famílias mais necessitadas, sendo assim um momento também de educar as crianças, sobre a importância de ajudar os outros, espalhando a harmonia dessa festividade.

Independente da opção de passeio escolhida, o mais importante é garantir que todos se sintam realizados durante essas festividades natalinas, com destaque para as crianças, que podem criar laços com a data, como um momento de união familiar.

Permitindo assim que o Natal ocorra de forma similar ao que fazem os dispositivos especiais dentro de uma fábrica, sendo máquinas e peças responsáveis pela manutenção e realização das atividades essenciais para o funcionamento de uma indústria.

Uma relação a ser adaptada para o núcleo familiar com o Natal sendo uma festividade que permite a manutenção do espírito familiar, agindo justamente como um ícone de renovação anual.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *