Meias de compressão para gestantes

A gravidez está longe de ser um processo fácil. Inchaços nos pés e tornozelos, dores na coluna, aparecimento de varizes, são alguns dos fatores que podem dificultar essa fase para a gestante. Logo, quanto mais artifícios nós utilizarmos para passar pelas dificuldades, mais rápido e fácil será o processo. Hoje, existem diversos aliados para a jornada da gravidez, e dentre eles, estão as meias de compressão para gestantes.

Mas você já deve ter pensado: para que serve uma meia de compressão? Será que é confortável? Eu posso usar qualquer meia de compressão durante a minha gravidez? 

Vem com a gente, que responderemos suas perguntas!

  • Tipos de meia de compressão.
  • Como usar as meias de compressão.

Tipos de meias de compressão e qual a melhor para gestantes

Existem hoje no mercado diversos tipos de meias e fabricação de modelos. Desde meia personalizadas, meias para esportistas, meia-calça, casual e assim vai, com diversas opções e customizações. Já as meias de compressão, as indicações e os tipos de meias a utilizar, depende do tipo do paciente e dos problemas que ele vai tratar. As meias de compressão se dividem de acordo com o tamanho e o grau de compressão que a meia aplicará na área do corpo.

Meia-calça

Para as gestantes, o mais indicado são as meias do tipo meia-calça, que vestem todos os membros inferiores. Elas podem ser utilizadas desde o início da gravidez e estão disponíveis em diferentes estágios de compressão, e nesse caso, o histórico da gestante deve ser considerado.

Caso a utilização da meia seja para a prevenção ou tratamento de alguma doença circulatória leve, o mais indicado são as meias suaves. Elas aplicam cerca de 15 a 20mmHG e são indicadas para pacientes que buscam conforto e descanso, sem necessariamente buscar o tratamento de alguma doença.

Média compressão

Já para as pacientes que possuem alguma comorbidade crônica, como edemas, problemas de circulação moderados e tromboflebites, o ideal é a utilização de meias de média compressão. Elas vão aplicar a paciente uma compressão de 20 a 30mmHg. Veja como as meias de compressão pode ajudar na circulação do sangue nas pernas

Alta compressão

Já as meias de alta compressão, são indicadas para quadros clínicos mais complexos. Como o tratamento de úlceras e condições pós-cirúrgicas. As meias de alta compressão empregam cerca de 30 a 40mmHg e por isso, são capazes de auxiliar na cicatrização de doenças mais graves, onde o paciente passa a apresentar alterações mais significativas na pele.

A exemplo, existe a erisipela, uma doença inflamatória que atinge desde as camadas mais externas até o tecido subcutâneo da pele. A erisipela, apesar de ser uma doença predominante de pacientes na terceira idade, também pode atingir mulheres grávidas causando desconforto e dores nos membros inferiores.

Isso acontece, pois durante a fase de gestação, as mulheres possuem seu quadro imunológico afetado, estando mais suscetível a infecção pela bactéria causadora da doença.

Além disso, por estar diretamente ligada aos vasos linfáticos, a erisipela pode causar sérios danos ao sistema circulatório das pacientes. Dessa forma, além de trabalhar o sistema imunológico, você também precisa se atentar a prevenção de alguns fatores de risco, buscando soluções eficazes para te auxiliar durante o processo de gestação.

Além das meias de alta compressão, também existem as meias com níveis extremos de compressão, indicados para pacientes em estados críticos de doenças, como o linfedema crônico. Entretanto, as meias de compressão de níveis maiores que 40mmHg ainda não estão disponíveis no Brasil.

Como utilizar as meias de compressão para gestantes

Para que as meias possuam o efeito desejado, é necessário que você possa encaixá-las na sua rotina diária. 

Seu uso deve ser iniciado preferencialmente durante a manhã, logo após acordar. Isso acontece, pois durante este período, as lesões como edemas estarão menores. Além disso, caso você apresente algum problema com as úlceras, deve-se colocar a meia, após a realização do curativo.

O tempo de utilização é o médico que vai indicar, respeitando o limite de tolerância da gestante. Alguns médicos recomendam o uso da meia durante todo o dia, realizando a retirada no período da noite. Entretanto, existem exceções e é preciso considerá-las de acordo com o quadro clínico da paciente.

Além disso, é necessário que você leve em consideração que as meias de compressão possuem a capacidade de absorver a oleosidade da pele. 

Os membros inferiores já possuem naturalmente uma maior necessidade de hidratação. Logo, ao usar a meia você precisará redobrar os seus cuidados de hidratação das pernas e pés, dificultando o ressecamento das áreas em contato com a meia.

Para isso, recomendamos a utilização de um bom hidratante, de preferência, indicado pelo seu médico dermatologista, ou sem a presença de álcool, para evitar o surgimento de irritações e incômodos na sua pele.

E então? Está pronta para adquirir sua meia de compressão?

Esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado a descobrir um pouco mais sobre a utilização dessa peça tão importante no período da sua gestação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *