Kid portrait holding paper icon

Saúde bucal infantil: quais os principais cuidados?

Hoje em dia, muitas pessoas subestimam a saúde bucal infantil.Isso porque, para muitas delas, o fato dos dentes de leite caírem, qualquer problema relacionado a eles acabam indo embora depois que eles dão lugar aos permanentes. 

Porém, não é bem assim que as coisas acontecem, e muitas vezes, as crianças precisam até mesmo ter um cuidado maior com problemas bucais como a cárie, uma vez que sua arcada dentária, ainda em formação, fica mais sensível a esses problemas. 

Além disso, essas complicações em crianças geram diversas dificuldades relacionadas à autoestima, sem contar que, podem causar muitas dores e até mesmo sintomas mais graves como a febre. 

Entenda a seguir porque é tão importante levar o seu filho regularmente a um dentista infantil e veja tudo o que você precisa saber sobre saúde bucal infantil para proporcionar uma melhor qualidade de vida a eles. 

Quais fases do desenvolvimento bucal infantil?

Em primeiro lugar, para entender todos os problemas e peculiaridades da dentição de uma criança, é preciso compreender suas etapas e os processos que ela passa até chegar à idade adulta. 

Veja todas as fases do desenvolvimento bucal de uma criança. 

  1. Dentição decídua

Conhecida antes como dentes de leite, essa é a primeira etapa do desenvolvimento da dentição de uma criança, uma fase que perdura desde quando você é um bebê recém-nascido até os 3 anos em média.

É importante também saber que os dentes começam a nascer a partir dos 6 meses de idade, podendo variar de criança. Vale lembrar que mesmo para alguém dessa idade existem profissionais, como dentista para bebê

  1. Dentição mista

A segunda fase é a dentição mista, que como o nome mesmo já diz, é uma etapa em que a criança começa a trocar os dentes e possui dentes de leite e permanentes na boca. 


Essa fase se inicia quando os dentes de leite começam a cair, por volta dos 6 anos de idade, e isso pode se estender até os 12, em média.

  1. Dentição permanente

Por último, mas não menos importante, esse é o estágio final de desenvolvimento da boca. Isso porque, a criança já não tem mais dentes de leite e portanto, toda a primeira dentição acabou substituída pelos permanentes.

Quais cuidados adicionais com a saúde bucal infantil?

Uma vez que já foi possível entender quais as etapas de desenvolvimento da boca, é necessário entender que mesmo criança, é extremamente importante ter o hábito de ir ao dentista para criança regularmente. 

Isso porque, dentes de leite tem uma fragilidade e facilidade maior de desenvolver cáries, problemas que podem ser muito doloridos e acabar manchando os dentes de leite com pontos pretos. 

Além disso, é importante ensinar ao seu filho a importância de uma boa escovação e ensiná-lo a ter esse hábito desde cedo para que ele se torne um adulto que se importa e leve a sério a higiene bucal. 

Vale lembrar que cerca de 90% de todas as doenças bucais acabam ocorrendo devido a falta de higiene bucal e aos restos de alimento na boca, bem como a falta de visitas regulares a uma clínica odontológica infantil na infância. 

Portanto, confira abaixo a maneira correta de escovar os dentes de uma criança:

  • Passe um pouco de creme dental com flúor;
  • Use uma escova macia;
  • Primeiro limpe as superfícies internas dos dentes;
  • A escova deve estar em um ângulo de 45 graus;
  • Escove suavemente para frente e para trás;
  • Escove a parte de cima da mastigação dos dentes.

Importante mencionar que mesmo escovando da forma correta, a escova muitas vezes não dá conta de limpar os dentes 100%. 

Desse modo, continua sendo fundamental fazer visitas regulares a uma clínica dental infantil para que o profissional possa avaliar a sua boca e tomar as precauções e ações necessárias para manter a saúde bucal da criança. 

De modo geral, o dentista é um grande aliado da saúde bucal e educação infantil. Ele observa o desenvolvimento da criança e instrui os responsáveis e o pequeno sobre como cuidar da boca de forma adequada. Também complementa os cuidados caseiros e trata possíveis condições de forma precoce.

Leve seu filho constantemente a um consultório odontológico, instrua ele de acordo com as recomendações do profissional especializado para manter os dentes e a boca dele sempre saudáveis. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *