Fazer uma festa de pijama infantil pode ser muito mais legal e divertido do que você imagina, principalmente se você deseja proporcionar para as crianças uma experiência única e inesquecível.
Muitas vezes vemos em filmes americanos aquelas pessoas realizando festas em suas casas e algumas comidas típicas, mas muito do que eles usam não necessariamente servirá aqui no Brasil como meio para construir uma festa de pijama.
Isto porque a cultura americana é bem diferente da brasileira, a começar pela temperatura, tipo de doces e brincadeiras que podem ser feitas no decorrer da noite especial. Contudo, antes de começar a fazer sua festa de pijama tenha em mente todas as preocupações.
Você estará lidando com o filho de outras pessoas, por isso é importante que tenha a autorização dos pais e procure saber algumas informações relevantes antes de começar a fazer qualquer coisa.
- Definir o número de crianças para a festa;
- Ter uma ambiente que comporte todo mundo junto;
- Saber com antecedência possíveis medos e alergias;
- Proteger todo e qualquer lugar que possa ser perigoso.
Esses cuidados são relevantes, pois quando o assunto é criança um mundo pode acontecer em um piscar de olhos e literalmente prejudicar de forma avassaladora todo o planejamento feito.
Os pequenos também têm muito medo de dormirem fora da casa dos pais, por isso, busque crianças que já sabem lidar um pouco com isso antes para evitar ter de lidar de madrugada ou algo do estilo. Você terá o desafio de cansá-las ao máximo.
É um grande desafio como fazer um paisagismo de jardim, tudo deve ser organizado, mas tenha em mente que isso será algo único para os pequeninos.
Decoração
Crianças são seres extremamente visuais, por isso, investir em uma decoração para o local principal onde elas estarão pode ser grande diferencial que elas levarão para a vida toda. Por isso, foque em um tipo de decoração diferente e especial para elas.
Existem diversos modelos a serem pesquisados na internet e que podem ser utilizados como modelo para realizar uma grande decoração. Busque por mensagens ou desenhos, balões e meios diferentes de chamar a atenção deles.
Existem muitos acessórios para toldos em sp e na internet que podem ser utilizados para montar uma decoração lendária para essas crianças. Uma das maneiras mais legais é construir uma fogueira de EVA e papel celofane, elas irão adorar;
Se forem todos meninos, você pode montar algo estilo carros, fantasmas com o tema do Scooby Doo e se forem meninas o tema princesas nunca foge do padrão. Além de simples de ser construído você consegue agregar muitos detalhes especiais a elas.
Convite
O convite é importante, pois deverá ser feito de forma criativa para as crianças e informativa para os pais. Por isso, crie uma boa relação com os amiguinhos de seus filhos ou sobrinhos para construir então um convite que possa entregar segurança e diversão.
É interessante que ela seja avisada de 15 a 20 dias com antecedência e explicar tudo que a criança deverá ou não levar para a festa. Pegue o contato dos pais e se possível faça um grupo de aplicativo de mensagens para que todos possam conversar ao mesmo tempo.
Tire fotos épicas das atividades que já falamos por aqui e mostre como tudo está indo bem. O design dos convites pode ser temático para a festa do pijama, enquanto o texto pode ser escrito atrás e enviado aos pais de forma mais formal como se fosse algo anexado a ele.
Local da festa
O legal de ser uma festa infantil é que basta ter um espaço adequado para tudo ser feito. Se você deseja construir uma festa não se importe muito em fazer as coisas certas, mas faça com carinho e atenção.
O local deve adotar as crianças com colchões que elas podem levar de casa, mas é preciso ser seguro apenas. Evite locais com fios desencapados, animais que podem se irritar e ter ações imprevisíveis.
Todo o cuidado é pouco, mas é importante que os pequenos durmam todos no mesmo cômodo. Você pode fazer a famosa cabana com porta paletes de forma temática com lençóis e deixar todos dormirem mais cedo.
Uma dica interessante para todos é retirar os relógios do local e evitar ficar falando de horário para as crianças. A festa do pijama tem uma mística envolvida onde a ideia é dormir o mais tarde possível.
Pensando nisso, mesmo que não seja tão tarde, evite falar de horário e imponha uma regra de brincadeira para que ninguém fique perguntando que horas são, por exemplo, se não um monstro come o “tio do algodão-doce”.
A sua desculpa pode ser aprimorada de acordo com a idade dos pequenos, basta que eles não tenham noção do horário e vivam a festa como algo único, com brincadeiras variadas, indo desde a pintura de telas com acessórios para airless até o esconde-esconde.
Atividades que toda festa deve ter
Vamos às atividades que toda a festa do pijama deve ter para ser considerada épica. Elas podem mudar de acordo com a idade dos pequenos e se são só meninos ou meninas. Um ambiente misto nessa idade é mais difícil de ser localizado.
A primeira atividade que pode ser explorada são jogos de tabuleiro. Existem muitos como imagem e ação ou passa e repassa que podem fazê-los responder mínimas interações ou perguntas interessantes do universo delas e ser bem divertido.
É bom ter um adulto intermediário, pois pode virar só bagunça e nada ir para a frente. Imagine estar lidando com um centro de medição eletrica, quanto maiores os gritos, maior a diversão.
Dentre muitas atividades você pode comprar uma barraca grande para deixá-los dormirem no quintal de casa. Será algo único que eles viveram, mas que precisará de toda a sua orientação e vigilância.
Faça a própria comida
Menino ou menina, grandes ou pequenos, se tem algo muito divertido de se fazer em grupo é cozinhar. Existem receitas de biscoitos e bolinhos que podem ser feitas com os pequenos. O adulto faz a massa e a modelagem e confeitaria pode ser realizada por eles.
Além de ensinar disciplina, organização você explora a criatividade de cada um, além de garantir que todos irão comer a comida por serem eles mesmos a fazer o alimento. A culinária simples fará eles gastarem muito tempo.
Faça-os lavarem as mãos e dê ordens para que fiquem longe de faixas e objetivos pontiagudos.
Faça chapéus de chef com jornais que você não usa mais. Basta dobrá-los em formato cilíndrico e grudar com uma fita adesiva, será muito fácil diferente de um projeto rede de distribuição.
Sessão cinema ou livro
A sessão cinema é uma atividade que pode ser utilizada com a mesma intensidade que ler um livro de aventuras para os pequenos. Tanto ler quanto passar um filme pode dar experiências únicas a todos eles.
O interessante do filme é que ele pode ser colocado perto do horário programado para dormir, mesmo sem eles saberem. O interessante é que depois dele as crianças podem se reunir para dormir e conversar até caírem no sono.
Faça pipoca, compre chocolates e deixe-os à vontade. Haverá um momento em que a sua participação será desnecessária. Deixe-os conversarem entre si, contarem piadas, histórias até o momento de cair no sono, e você fazendo apenas um monitoramento ambiental para garantir o soninho do pequeno.
É interessante ter um filme em mente que ninguém tenha visto. Pode ser de uma época distante deles ou algo super famoso, mas que nem sempre tenha passado fora do cinema até o momento. O leque de opções é diversificado, faça a escolha com sabedoria.
Alimentos que toda festa deve ter
Toda festa do pijama precisa ter um jantar, doces, chocolates, às algo especial também. É legal fazer sanduíches para compor a alimentação, assim como snacks e qualquer tira gosto para os pequenos.
Se você tiver a opção, tente fazer uma vitamina. São coisas simples que garantem o sucesso de quem toma. Você também pode fazer aquele bom e velho chocolate quente com maizena e chantilly
Por fim, coloque brindes personalizados bloco de anotações, além de tirar fotos e fazer um álbum para marcar na sua mente. Essas coisas são únicas e o tempo passa rápido demais.
A comida deve ser antes consultada pelos pais, mas se você for fazer a sessão culinária. Lembre-se que eles comerão bastante. Eles provavelmente tomarão muito refrigerante também. Logo o açúcar do corte estará a mil.
Considere tudo isso para criar um cardápio que seja fácil de fazer e que todos comam. O objetivo é gastar as energias. Daqui há 10 anos vocês estarão vendo tudo isso com os seus pequenos que agora serão grandões.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.