Falar sobre o detox digital se tornou algo comum nos últimos tempos, afinal de contas, mesmo sabendo o quão boa a tecnologia é, nem todos os seus avanços trouxeram somente coisas positivas para as pessoas, ainda mais para as crianças.
Quando falamos do celular, falamos de um aparelho que é mais comum do que podemos imaginar na casa das pessoas, é quase impossível conhecer alguém que não tenha um para chamar de seu e consumir diversos tipos de conteúdos.
A chegada das redes sociais favoreceu e muito tal consumo, não é difícil encontrar pessoas que gastam horas e horas do seu dia nas redes sociais, consumindo os mais diversos formatos e assuntos de conteúdos que nem sempre agregam algo bom em sua vida.
E quando trazemos o assunto para o meio infantil, a pauta se torna ainda mais delicada, pois nos últimos tempos muito se discute sobre o fato das crianças poderem ou não ter acesso às telas e como isso influencia em seu desenvolvimento.
Hoje, é possível encontrar crianças que já sabem, facilmente, encontrar um histograma de mão de obra na internet com apenas alguns cliques, o que gera surpresa em algumas pessoas e faz com que elas admirem tal habilidade do pequeno ou pequena.
Entretanto, o constante contato com as telas pode acabar gerando um grande vício nessas crianças, que não conseguirão crescer e aprender coisas novas sem a influência de uma tela para ajudar, o que acaba resultados em problemas como:
- Limitações cognitivas;
- Dificuldade de aprendizagem;
- Má formação da fala;
- Consumismo;
- Baixa autoestima;
- Cyberbullying;
- Problemas para dormir;
- Dificuldades para se concentrar;
- Ansiedade e estresse;
- Dependência.
Sendo assim, muito se discute sobre o acesso às telas para crianças, principalmente para os bebês, que ainda não falam e que estão começando a desenvolver o seu senso de humanidade e pertencimento dentro da sociedade.
Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais sobre esse assunto tão importante para que você, papai, mamãe, irmão, irmã ou adulto que possui contato com uma criança saiba o que fazer para tornar sua rotina mais divertida e o seu desenvolvimento mais saudável.
Entenda qual o tempo ideal de uso do celular para crianças
Para começo de conversa, é importante que entendamos qual o tempo ideal do uso de telas para as crianças, pois assim como existe uma quantidade exata a ser paga por um serviço de instalação de ar-condicionado valor acessível, existe um tempo máximo de consumo.
O que os especialistas recomendam é que as crianças, pelo menos até os seus dois anos de idade, não tenham contato com nenhum tipo de tela, seja a televisão, computador, celular, tablet ou qualquer outro tipo de eletrônico.
Isso porque os dois primeiros anos de vida são extremamente importantes para o desenvolvimento da personalidade e dos hábitos das crianças, que se já começar a vida sendo apresentada às telas, dificilmente as deixará com o passar dos anos.
Agora, quando a criança consegue chegar aos dois anos sem contato com as telas, quando ela começar a desenvolver esse hábito, já irá entender que aquilo não é algo que irá se tornar sua dependência, mas apenas um meio de diversão com limites.
É normal que adultos gastem bastante tempo nas telas em busca de um bom disco para polir inox ou até mesmo para resolver pendências do trabalho, mas para as crianças até os dois anos, o recomendado é que seja usado, no máximo, uma hora de telas.
Dos 6 aos 10 anos, recomenda-se que elas usem telas por até no máximo 2 horas por dia e dos 11 aos 18 anos, 3 horas por dia. É uma média recomendada por especialistas e que evita o uso em excesso de telas que podem influenciar no desenvolvimento das crianças.
Claro que cada caso é um caso e tudo isso pode ser devidamente adaptado para cada tipo de rotina e criança, por isso é importante que você procure por psicólogos e profissionais que possam te ajudar nesse processo.
5 dicas para limitar o uso do celular de crianças
Tendo em vista como o uso de telas em excesso pode prejudicar as crianças, selecionamos 5 dias do que você pode fazer para limitar este consumo exagerado e fazer com que as crianças entendam a importância de deixar as telas um pouco de lado.
- Converse bastante sobre o assunto com eles
O diálogo é sempre a melhor opção, é através dele que uma pessoa consegue alinhar um bom preço de exaustor de cozinha industrial que precisa e é através dele que você conseguirá fazer a criança entender a importância de se livrar um pouco das telas.
Por isso, jamais tente tirar as telas à força ou de forma brusca, converse com a criança, entenda como ela se sente e explique como o uso em excesso dessas telas faz mal, assim você fará com que a criança entenda o cenário em que está e se esforce para mudar.
- Ofereça alternativas que também sejam legais
De nada adianta tirar as telas das crianças e deixá-las sem o que fazer ou sem o devido entretenimento que é necessário nessa fase, por isso é importante que você ofereça outras alternativas que possam mostrar para as crianças as possibilidades que existem.
Você pode levar a criança para um passeio diferente ou até mesmo criar uma brincadeira nova dentro de casa que faça com que ela foque em algo novo e desenvolva uma nova habilidade, faça com que simples brincadeiras sejam novidades boas e saudáveis para elas.
- Recompense a criança pela diminuição do uso
Assim como um adulto fica muito feliz quando consegue ganhar um bico aspersor de água quando precisava como recompensa do bom resultado entregue no trabalho, as crianças também amam ser recompensadas quando realizam um bom comportamento.
Por isso, você pode alinhar recompensas com a criança para que ela se esforce para deixar as telas de lado, sabendo que ganhará algo que deseja a partir dessa ação. É uma forma de incentivá-la a deixar as telas de lado e já entender como funciona a rotina da vida.
- Escolha conteúdos de qualidade para consumo
Claro que todo extremo sempre faz mal, não é porque as telas não são saudáveis que elas devem ser completamente banidas das rotinas das crianças, pelo contrário, elas podem e devem consumir conteúdos nas telas dentro das horas recomendadas.
Entretanto, esses conteúdos devem ser de muita qualidade, isso significa que os adultos devem monitorar com frequência qual tipo de conteúdo está sendo consumido pelas crianças e se eles realmente trazem uma boa influência para suas vidas.
- Seja um bom exemplo para as crianças
Por fim, mas longe de ser menos importante, os adultos precisam ser os exemplos das crianças quando também falamos de uso de telas, principalmente quando falamos de um adulto que trabalha com um programa controle de frota e está sempre em frente a elas.
Quando a criança vê o adulto em frente às telas o dia inteiro, tende a querer repetir o mesmo comportamento, por isso é de suma importância que você também saiba controlar o seu consumo na frente das crianças para que elas saibam que estão fazendo o certo.
Essas são apenas algumas de diversas dicas que existem, que por mais simples que possam parecer, farão toda a diferença quando falamos da diminuição do consumo de telas para crianças, evitando problemas como os que mencionamos no início do conteúdo.
Conheça algumas atividades para fazer fora do celular
Um dos grandes desafios de pais e responsáveis por crianças e que desejam diminuir o consumo de telas delas é entender quais atividades podem reter a atenção da criança para que ela não queira voltar a consumir as telas.
Pois bem, existem diversas que podem ser feitas, uma é explicar de forma divertida como funciona o seu trabalho, brincando com a criança e fazendo com que ela seja a dona da sua empresa de interfone e você, um cliente desejando contato, por exemplo.
Além disso, você também pode investir em brincadeiras que façam a criança ver o mundo e o que há de belo nele. Leve o pequeno ou a pequena para um passeio no parque, para a praia, para o zoológico ou até mesmo para uma horta com frutas e legumes.
Sem contar nos diversos brinquedos interativos que existem nos dias atuais, como caixas de som e microfones divertidos que fazem com a criança se sinta em outra dimensão e se divirta muito mais do que se estivesse usando telas.
São inúmeras as possibilidades que podem e devem ser desbravadas pela sua criatividade para te ajudar a pensar em formas inovadoras de fazer com que as crianças se interessem pelo que está além das telas.
Atente-se às configurações de monitoramento adequadas
Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre a importância de manter o devido monitoramento das configurações do consumo de telas das crianças, assim como uma rede de empresas de folha de pagamento que possuem o monitoramento de seus funcionários.
Entre nos aplicativos que as crianças mais usam e ative o modo “kids”, voltado para eles, pois assim você evita que eles consumam conteúdos ilícitos ou que acabem influenciando negativamente o seu desenvolvimento.
É uma ação simples, que dura segundos, mas acredite que trará mais segurança para as crianças e mais tranquilidade para você, que saberá exatamente o que a criança está consumindo nas telas.
Considerações finais
Dessa forma você contribui para o desenvolvimento de uma criança saudável não só fisicamente, mas também mentalmente, entendendo que nem tudo neste processo será fácil, mas que o esforço valerá a pena lá na frente.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.