A saúde bucal da criança deve ser uma preocupação para seus pais, uma vez que mesmo com dentes de leite, os pequenos estão sujeitos a uma série de doenças bucais.
Porém, com o agravamento da situação, isso pode interferir no desenvolvimento dos dentes permanentes da criança, levando esses problemas também para a vida adulta.
Dessa forma, além de se preocupar com a higienização dos dentes de seus filhos, os pais também devem levar seus pequenos para consultas regulares ao dentista, e isso se faz ainda mais importante.
Isso porque, nessa fase da vida, é marcada pelo desenvolvimento dos dentes permanentes para o resto da vida.
Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito da saúde bucal infantil e conheça as principais doenças que são mais comuns nessa idade.
Isso tudo com o intuito de evitar que no futuro o seu filho precise colocar aparelho invisível, ou sofra com doenças bucais que se tornaram crônicas e podem afetar também a estética do seu sorriso.
Quais são essas doenças?
Existem muitas doenças bucais, com diferentes causas e sintomas. Justamente por isso, existem alguns problemas que são comuns na infância, uma vez que elas acabam tendo mais facilidade de surgir em dentes decíduos.
Portanto, confira a seguir quais são essas doenças que podem, inclusive, surgir em jovens que usam alinhadores invisíveis.
- Cárie
A cárie entra para o topo de doenças bucais que surgem na infância. Isso porque, esse tipo de doença bucal acaba acontecendo em decorrência de um alto consumo de alimentos açucarados e má higienização bucal.
Então, vale a pena destacar que essa também é uma doença bucal comum nos adultos.
Entretanto, a grande diferença é que algumas características do dente de leite acabam favorecendo o surgimento das cáries, principalmente em casos em que a criança faz uso de um aparelho móvel transparente, come muito doce e não faz a devida higiene bucal.
Entretanto, esse problema tem solução e para tratá-lo, o primeiro passo é buscar um odontopediatra.
Uma vez livre da cárie, para que ela não surja novamente, é preciso prestar atenção na higienização do pequeno, já que ela é formada a partir dos restos de alimentos que ficam nos dentes e na gengiva após a alimentação.
- Halitose
A halitose, mais conhecida como mau hálito, não é um problema bucal exclusivo de adultos ou pessoas que usam aparelho dentário invisível, já que ela pode surgir em crianças também.
Portanto, os maiores motivos que geram esse incômodo são a má alimentação e a má escovação.
- Mordida cruzada
A mordida cruzada é um problema bucal que afeta as crianças e leva a consequências e sintomas para a vida adulta, em muitos casos.
Isso porque, trata-se de um problema na posição dos dentes e leva as crianças e jovens a precisarem usar aparelho, que muitas vezes pode ser através do tratamento de ortodontia invisível.
Dessa forma, é necessário saber que a mordida cruzada nada mais é do que o formato em que os dentes estão posicionados e a maneira como a criança morde.
Quando acontece a mordida cruzada significa que a criança tem um desencontro entre os dentes da arcada superior e os da inferior.
Em boa parte dos casos, esse problema é perceptível a olho nu, principalmente quando os dentes de baixo se sobrepõem sobre os de cima, deixando o queixo com uma proeminência para frente.
Entretanto, existe a chance do incômodo passar sem ser percebido, pois podem ser mascarados por elementos dentários que estão aparente alinhados, mas ficam deslocados de forma errada durante a mastigação.
Além disso, esse tipo de irregularidade acabam causando alguns incômodos, como por exemplo:
- Dores de cabeça;
- Dores na face;
- Problemas na mastigação;
- Problemas de deglutição.
Para resolver esse problema é indicado o tratamento com aparelhos, com o objetivo de alinhar a arcada dentária e corrigir a mordida.
- Bruxismo
O bruxismo nada mais é do que o ato de ranger os dentes de maneira inconsciente. Esse problema é comum na infância, principalmente em situações de estresse e ansiedade vividas pela criança.
- Perda precoce dos dentes de leite
Por último, mas não menos importante, a perda precoce dos dentes é um dos problemas bucais na infância que menos preocupam os pais. Então, é comum que os dentes de leites caiam, mais ou menos, aos 6 anos de idade.
Entretanto, quando a criança apresenta uma dentição frágil, possíveis quedas podem acabar quebrando parcialmente os dentes, fazendo com que esse processo seja agilizado.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.