Como preparar o seu bebê para a primeira consulta com o dentista

A primeira consulta com o dentista pode ser algo assustador para crianças. Quanto mais novas, menos elas compreendem a necessidade dos cuidados com a saúde bucal, o que pode acarretar problemas graves na dentição desde cedo.

Para evitar esse tipo de problema, preparamos um conteúdo com dicas para preparar seu bebê e criança para uma consulta com o especialista, visando tranquilizá-los e incentivá-los a manterem o cuidado com os dentes e gengivas. Veja abaixo!

O costume vem desde cedo

Os especialistas recomendam que a criança seja acostumada desde o mais nova possível. 

Portanto, ao surgir seu primeiro dente, você já pode levá-la ao consultório do seu dentista de confiança, que pode ser encontrado dentro do catálogo do seu plano odontológico empresarial.

Dessa forma, o dentista irá lhe orientar em relação aos melhores cuidados e incentivos em relação a saúde bucal do pequeno, já o acostumando com consultas periódicas, criando confiança em relação ao especialista.

Outros cuidados incluem:

  1. O incentivo sempre ajuda

O ideal é incentivar seu filho a realizar a higiene bucal diária desde cedo. Sendo assim, explique como funciona a rotina diária de cuidados. Além disso, você pode presenteá-lo com um kit dental infantil, explicando como utilizar cada um dos objetos nele contidos

Para auxiliar nesse processo, você pode apostar em itens, como necessaire, escova de dentes, fio dental e outros objetos com estampas de seu herói ou personagem preferido. Assim a criança irá se animar durante a realização dos cuidados com os dentes.

  1. Conversas sem colocar medo

Uma prática que pode auxiliar no costume da criança a ir ao dentista é a conversa. Sendo assim, a dica é explicar, sem colocar medo no pequeno, que essa prática é necessária e visa sua proteção contra problemas na saúde bucal.

Tome cuidado para não assustar a criança com falas como “o dentista vai arrancar seu dente se não deixar escová-lo”. Isso pode piorar a situação, causando um medo ainda maior. 

Você pode explicar que o dentista cuidará da saúde da criança como um médico, por exemplo, auxiliando a gerar confiança.

  1. Profissionais especializados

Existem profissionais especializados em cuidados com a saúde bucal das crianças. Sendo assim, busque-os em seu plano dental empresarial. Sem dúvidas será a melhor opção para tratar seu filho.

Isso porque esse tipo de profissional saberá lidar com o comportamento da criança, facilitando inclusive seu costume com as consultas. Portanto, é necessário confiar em um dentista compreensível, que terá total dedicação e paciência para atender a criança.

  1. Acompanhamento infantil

Ao realizar alguma consulta através do plano odonto empresa, busque levar a criança como acompanhante. Assim ela irá perceber como um tratamento dentário é feito, e aceitará mais facilmente passar pelos procedimentos.

Entretanto, ao ser atendido, evite ao máximo demonstrar qualquer tipo de medo e dor na frente da criança. Do contrário, isso poderá aumentar seu medo em relação ao odontologista.

  1. Consultas periódicas

O correto é levar seu filho ao dentista, pelo menos, uma vez ao ano, por serem mais afetadas pelas cáries. Afinal, muitas crianças consomem grandes quantidades de doces, além de não realizarem a escovação da maneira correta.

Porém, evite levar a criança ao consultório apenas em casos de surgimento de cárie. 

Portanto, recomenda-se consultar o convênio odontológico empresarial para agendar uma avaliação com o especialista, bem como outros tratamentos, como flúor e limpeza dental.

Os cuidados fora do consultório

É fundamental explicar para a criança que os cuidados com a saúde bucal devem ser realizados não só no consultório, mas também em casa. 

Com isso em mente, você pode apostar em desenhos animados e jogos interativos para incentivar o pequeno a cuidar da saúde bucal.

Além disso, os pais são os maiores exemplos que os filhos poderão ter. Por conta disso, não deixe seus hábitos de higiene bucal de lado. Busque manter seu filho presente ao realizá-los, mostrando que essa é uma prática comum e necessária.

Outra forma de conquistar a confiança da criança e garantir sua adaptação em relação ao dentista e cuidados com os dentes é explicar o que cada item de higiene bucal faz.

Mostre como realizar a escovação corretamente, porque usar pasta de dente, a importância do fio dental e mais!

Com tais informações, chegou a hora de acostumar seu filho com a ida ao dentista. Portanto, agende uma consulta em seu plano odontológico para microempreendedor individual e garanta os melhores cuidados para o sorriso da criança!

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *