Apesar de parecer uma tarefa muito simples, escolher uma boa toalha é imprescindível para garantir o bem-estar, para transformar nosso banho em um momento especial e relaxante. E quando o assunto é toalha infantil isso não é diferente. Escolher conjuntos de toalhas de criança é uma questão que os pais enfrentam diariamente. 

Até porque, quando estamos comprando itens para bebês ou para as crianças em geral, queremos ter certeza de que eles são seguros e de boa qualidade. Se você também tem essas preocupações na hora de escolher e conservar uma toalha infantil, acompanhe este texto preparado especialmente para tornar a vida dos pequenos bem mais aconchegante. 

Como escolher uma boa toalha infantil?

O primeiro passo para não deixar a toalha infantil dura e áspera consiste em escolher uma toalha de boa qualidade. E isso não é tão simples, já que, além de a pele das crianças e, principalmente, dos bebês ser muito sensível e delicada e, por consequência, precisar de um cuidado especial, há uma quantidade infinita de modelos, tecidos e tamanhos no mercado, o que pode confundir qualquer pessoa. 

Além disso, a evolução das tecnologias nos permite realizar compras onlines, o que também pode dificultar a escolha de uma boa toalha infantil, já que não podemos tocar e sentir a delicadeza e condição do produto. Contudo, isso não impede de nos adaptarmos à modernidade e realizar compras desse item em lojas online. 

Dicas para escolher uma toalha infantil

Dentre as diversas opções de toalhas infantil e modos de aquisição, separamos dicas essenciais para essa etapa. 

A primeira dica é referente ao tamanho da peça. Independente se o item for para o uso de um recém-nascido ou de uma criança maior, a tolha precisa ser adaptada à estatura da criança. Por isso, jamais compre uma toalha de adulto! O tamanho exato facilitará o manuseio da toalha durante a secagem e envolverá bem a criança, evitando a exposição ao frio. Ah, e não se esqueça que ela vai crescer ao longo dos meses, então tenha certeza de que você tem toalhas adequadas em estoque.

A nossa segunda dica é: aposte em um tecido delicado! Embora pareça óbvio, as toalhas infantil precisam ser 100% algodão para assegurar maciez, suavidade e conforto na hora do banho.

A  escolha da cor também é muito importante. Nossa sugestão é investir em peças mais claras, com tons mais leves, já que as cores escuras e estampas influenciam, diretamente, na harmonia do ambiente e no humor da criança. Assim, ter preferência por uma toalha infantil lisa e de cor neutra permite a calmaria e o sossego em um momento tão importante. 

Uma última dica essencial compreende o modelo da toalha. Para os bebês, o modelo com capuz é ideal para proteger a cabeça e os ouvidos após o banho. Enquanto, para as crianças maiores, apostar em peças com os personagens favoritos torna o momento muito mais prazeroso. Vale lembrar, ainda, que os acabamentos e bordados também contribuem para a escolha de modelos mais fofos. 

Como não deixar a toalha infantil dura

Embora seja importantíssimo escolher uma peça de qualidade, isso não é suficiente para mantê-la sempre macia e aconchegante. A conservação, após a compra, é uma etapa primordial para não deixar a toalha infantil dura. Essa conservação do material da toalha, por sua vez, é possibilitada pela lavagem adequada do produto. Por incrível que pareça, o excesso de amaciante ou sabão acabam promovendo o endurecimento do tecido e perda da qualidade, o que arruína todo nosso investimento. 

Dicas de lavagem de toalhas

Para conservar o tecido da toalha, as estratégias de lavagem são um aprendizado muito útil. 

A primeira dica é: lave as toalhas separadamente! Simples, não é mesmo? Lavar as toalhas sozinhas na máquina evita o uso de amaciante, já que o tecido não amassa, e contribui para a redução da quantidade de sabão líquido ou em pó. E, ainda, possibilita que os itens tenham mais espaço para a lavagem na máquina, o que também auxilia na limpeza. 

Não deixar as toalhas de molho é a nossa segunda dica. Deixar as toalhas de molho por muito tempo, além de não ajudar na limpeza, provoca o aparecimento de um cheiro ruim.

Uma última dica prática consiste em não empilhar na hora de guardar. Ao contrário disso, o ideal é colocá-las uma ao lado da outra, visto que o peso facilita que o tecido fique áspero. 

Lavar toalhas com produtos naturais

Como o amaciante e o sabão em pó tradicional contribuem sim para que a toalha fique sem maciez e conforto, apostar nos produtos mais naturais também é uma estratégia eficiente.

O vinagre de vinha branco, por exemplo, é um aliado fundamental para a proteção da cor e, principalmente, para a substituição do amaciante. O produto não deixa as toalhas ficarem ásperas e encardidas. 

Outro produto ótimo para a substituição do sabão comum é o sabão de coco, ideal para roupas finas e delicadas. Então, utilizar essa combinação no momento da lavagem garantirá a conservação e utilidade de sua toalha infantil. Gostou das dicas? Curta e compartilhe este texto!