Em um local que é conhecido mundialmente como o país do futebol, não chega a ser tão distante pensar no tamanho que a Copa do Mundo ocupa dentro da cultura popular brasileiro, movendo toda sociedade desde a infância sobre o impacto desse evento.
A paixão nacional é tamanha que todos recebem a possibilidade de deixar suas responsabilidades de lado por uns momentos para ver a Seleção Brasileira em campo, com isso abordando tanto pausas no trabalho como a liberação das aulas nas escolas.
Ou seja, mesmo que não tenham tanta proximidade com o futebol, acabam tendo sua vida impactada sempre que a Seleção Brasileira coloca seus pés em campo, mostrando o tamanho em que a paixão pelo esporte alcança dentro do nosso território nacional.
Levando isso em conta, é possível enxergar como a proximidade de uma Copa é algo capaz de trazer impactos positivos até mesmo para a indústria nacional, diante do número de pedidos que uma gráfica recebe por gente que procura por camiseta personalizada SP.
A partir disso é que podemos ver pessoas por aí com diversas peças de roupas fazendo referências ao Brasil e seu time, assim como os mais variados estabelecimentos comerciais e casas dividindo suas fachadas coloridas, todas decoradas de verde-amarelo.
Isso é só um exemplo claro do poder que o futebol tem dentro da nossa nação, o que faz obviamente com que o principal campeonato esportivo envolvendo essa modalidade seja visto com tamanha importância por parte de todos, sendo um evento bastante aguardado.
E se o povo segue aguardando o hexa, o mercado também aproveita a chegada dessa competição para otimizar suas vendas, tal como um fornecedor de snack de grão de bico que pode aproveitar da Copa até mesmo para garantir uma maior atenção ao seu produto.
Por mais importante que seja falar de todo esse impacto nacional trazido pelo esporte, existe um público específico que deve ser visto com maior atenção que são as crianças. Essa audiência é uma das que mais é impactada pelo peso do futebol em suas vidas.
Levando isso em conta, é importante falar um pouco sobre a prática do futebol além de muitas outras atividades esportivas podem ter uma função de grande importância dentro do processo educacional, sendo possível usar o esporte como uma ferramenta de formação.
O valor do esporte na vida dos pequenos
A prática de atividades físicas é importante durante toda a nossa vida, mas quando falando sobre as crianças, é importante dar um destaque ainda maior, já que se trata de ações que permitem até mesmo um melhor desenvolvimento desses jovens em sua vida.
Existe também a questão da energia a ser gasta pelas crianças, direcionando ela a atividades que permitam também o desenvolvimento de atributos importantes para o seu desenvolvimento, como o trabalho em equipe, além de outras ações coletivas.
Essa questão merece uma atenção ainda maior quando pensamos no alto número de casos de obesidade infantil e sedentarismo de maneira geral, sendo importante então trabalhar essa questão dos esportes com os jovens, para evitar muitos desses problemas.
O problema está em como atrair a atenção das crianças para o esporte quando o mundo digital lida com uma série de atrativos únicos, sendo possível até mesmo jogar uma partida de futebol online, controlando avatares que irão correr e chutar a bola no campo.
E não é como se a internet fosse uma moda passageira, já que até mesmo o ambiente de trabalho já vem se adaptando a esse tipo de realidade, com um distribuidor de descartáveis podendo ser facilmente encontrado através de uma pesquisa no Google.
Tendo tudo isso levado em conta, é importante então saber como trabalhar com essa questão do esporte na vida das crianças, procurando por formas de estimular os jovens a praticarem o futebol e outras atividades físicas que podem ser positivas para sua vida.
Frente a esse cenário, é preciso então lidar com algumas formas de atrair a atenção dos pequenos para o esporte e usar da visibilidade da Copa pode ser uma maneira de trabalhar essa paixão, permitindo assim uma proximidade com o valor geral trazido por esse esporte.
Usando da Copa como um atrativo educacional
A realização de uma competição escolar pode trabalhar uma série de características e comportamentos juntos a uma população, o que inclui o trabalho em equipe, o desenvolvimento de um espírito de liderança, além de muitas outras questões.
Para estimular essa disputa, é possível até mesmo trabalhar com prêmios variados, fazendo contato com uma fábrica de sorvete para garantir o acesso a uma sobremesa para o time vencedor ou até mesmo para todos que participem da partida, como o prêmio a ser dividido.
Esse tipo de competição pode abordar os mais diversos tipos de atividades, o que pode incluir:
- Futebol;
- Atletismo;
- Saltos;
- Vôlei;
- Natação.
Entre essas atividades, é importante destacar o futebol por se tratar de uma atividade que recebe tamanha atenção pelo povo brasileiro, principalmente a cada quatro anos, através da realização da Copa do Mundo como um evento que chama a atenção de todos.
E não necessariamente esse evento pode ser trabalhado pelas escolas e pelas famílias tendo uma atenção única à questão física, já que existe também toda uma coletividade a ser desenvolvida na Copa, com uma caixa de pizza podendo ser dividida por todos.
Mas para que isso ocorra de forma natural, é preciso saber como trabalhar a questão da Copa na cabeça dos pequenos e o que não falta são maneiras de abordar esse evento como centro para uma série de atividades que podem ser de grande valor para as crianças.
Estudando a geografia dos competidores
Por se tratar de uma competição de nível mundial, é possível vermos os mais diversos países disputando entre si, sendo muitas vezes essa a primeira vez que uma criança é apresentada à existência de tão diferentes culturas existentes.
Tendo isso em mente, é indicado trabalhar com os jovens a questão do mapa-múndi, apresentando a elas a existência dos mais variados países, sua posição no mundo, além das suas diferentes bandeiras, apostando até em um jogo da memória.
Decoração verde e amarelo
Por meio da Copa é possível estimular o interesse das crianças pelas artes, usando da paixão pelo futebol para a criação de bandeiras coloridas, além de muitas outras peças que podem ser decoradas, estampando o verde e amarelo como torcida pela seleção.
E esse tipo de decoração está longe de ser algo a ser mantido apenas pelas crianças, já que o que mais vemos durante a Copa são ruas e bares pintados, assim como uma fábrica de chinelo pode lançar um modelo exclusivo para essa competição.
Estudando a história da Copa
Essa realização de quatro em quatro anos faz com que cada Copa se torne também um recorte específico da história do mundo, principalmente se levarmos em conta o local onde cada competição é realizada, com seus impactos mundiais e para o país-sede.
Levando isso em conta, é possível usar desse evento para atrair a atenção de quem é fã de futebol, mas pode não ter o mesmo interesse por história, permitindo a união desses temos para provar que o esporte, assim como sua criação, é um evento histórico por si só.
Almoços diversificados
Fora toda a reunião familiar durante os jogos da Seleção, é possível usar dessa competição para ser apresentado também a culinária presente nos mais diversos países que fazem parte dessa disputa, tal como a atenção que o país-sede acaba recebendo.
Com isso em mente, é possível garantir que tanto os pequenos como seus responsáveis sejam introduzidos aos mais diferentes pratos, assim com uma sobremesa típica que possa estar disponível na vitrine refrigerada para doces de um restaurante durante a Copa.
Aulas de filosofia e sociabilidade
Se engana quem acha que o futebol envolve apenas a busca por chutar uma bola no campo, tratando-se na verdade de um esporte que pode ser o centro de uma discussão sobre o trabalho em comunidade, além de saber lidar com vitórias e perdas.
Essas questões são bastante necessárias para serem abordadas por quem está em seu processo de formação, o que faz da Copa o momento ideal para ensinar as crianças sobre o valor de atuar em conjunto e saber como usar do coletivo para alcançar seus objetivos.
Bolão da Copa
Sem desconsiderar tudo o que foi dito antes, é importante garantir que as crianças em nenhum momento deixem de perder a atenção pela divertida competição que é realizada durante essa disputa esportiva de nível mundial.
Frente a isso, a realização de um bolão em família ou até mesmo entre amigos, tendo como prêmios coisas simples, como brindes personalizados, pode estimular ainda mais a atenção dos jovens para o futebol, esportes em geral e claro, para a Copa.
Diante de tantos benefícios, não é preciso ficar triste com as possibilidades que foram deixadas de lado com a realização da última Copa, basta se preparar para a próxima, tal como os jogadores fazem de quatro em quatro anos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.