Atualmente, o color blocking é uma tendência que está muito em alta na moda, e isso não se restringe aos looks para adultos. As opções desse modelo para looks infantis também são muito divertidas e elegantes.
Entretanto, é importante ressaltar que apesar do recente sucesso, esta não é uma tendência nova. Surgida em 1946, baseada nas pinturas de Mondrian, foi popularizada pelo grande estilista Yves St. Laurent, que utilizou esse estilo de cores em suas coleções de outono e inverno.
Para dar um destaque em seus looks, o estilista utilizou os blocos de cores contrastantes, que eram a assinatura de Mondrian, criando assim peças únicas e encantadoras, com um charme sem igual.
Entenda mais sobre o color blocking
Desde este primeiro momento, o color blocking tem ganhado mais visibilidade no mercado, chegando ao vestuário comum e infantil, onde tem o objetivo de colorir o dia a dia das crianças.
Claro que assim como peças brancas, é necessário utilizar um bom desinfetante bactericida na limpeza das roupas coloridas, assim como é preciso ter sempre o mesmo cuidado, para garantir a durabilidade do look.
Pois bem, essa tendência é muito utilizada para inovar com looks cheios de cor e vida. Principalmente durante a primavera, que é a época mais florida do ano, o color blocking pode fazer uma grande diferença em seu visual.
Entretanto, engana-se quem pensa que somente garotas podem usar o color blocking. Existem algumas combinações muito charmosas e elegantes para meninos também.
Então, para conseguir usar o color blocking infantil, a ideia é trabalhar com tons vizinhos dentro da paleta de cores, ou seus opostos.
A paleta é um círculo de cores que divide os grupos no sucesso de cada combinação que podem fazer, podendo até mesmo utilizar misturadores industriais para encontrar o tom desejado.
As combinações que mais fazem sentido são aquelas que têm algum tipo de similaridade, criando uma unidade no visual, ou a completa oposição, que dá destaque para as peças e consegue trabalhar de maneira mais efetiva com estas colorações.
Por isso, escolher uma série de elementos para ter uma estrutura mais adequada para seu visual é um passo importante para que você consiga utilizar suas ideias de moda para os pequenos, garantindo assim um visual muito mais divertido e bonito.
Conheça algumas combinações possíveis
Entender o processo de color blocking não é difícil, principalmente do ponto de vista da moda infantil, onde há uma variedade de cores interessante para trabalhar corretamente.
Por conta disso, é importante entender todas as combinações possíveis para aproveitar melhor os looks que você está pensando em criar, brincando com as variações de cores e aproveitando melhor esses blocos diferentes com tons que trabalham como elementos de fixação.
O estilo é algo muito pessoal também, então é importante que os looks que você crie sejam tanto do seu agrado quanto da criança, para que possam aproveitar o visual com mais qualidade e uma boa estrutura na escolha de peças. Vamos às combinações:
Oposição de cores
Trabalhar com cores opostas é uma das formas mais comuns de utilização do color blocking. Trata-se de um modelo clássico, sendo uma importante maneira de utilizar essa tendência corretamente.
Ao misturar peças com cores opostas, você consegue trabalhar com combinações super especiais, que podem dar um charme único. Por exemplo, uma bermuda verde com uma regata vermelha pode ser uma excelente combinação.
Outra mistura interessante é uma saia amarela com uma blusa roxa, dando charme, estilo e elegância para o visual, deixando a criança linda e com um visual cheio de personalidade para passear ou brincar.
Similaridade de cores
Outro elemento básico do color blocking, a similaridade de cores é a utilização de elementos próximos dentro do círculo cromático, garantindo um visual mais uniforme.
Neste caso, é importante saber misturar bem as cores para dar o destaque a cada peça. Cores similares podem fazer um visual cheio de energia e muito mais vibrante, misturando tons pastéis com cores mais fortes para ter um visual super estiloso.
O rosa e vermelho são uma preferência comum para garotas, enquanto tons de verde e amarelo costumam ser muito usados por meninos, mesmo fora de situações patrióticas como celebrações ou jogos da seleção.
Monocromática
A combinação monocromática não impede o color blocking, como é de se imaginar. Para conseguir dar o destaque às peças, uma vez que a roupa é toda da mesma cor, o segredo é apostar em acessórios.
Por isso, trabalhar com:
- Faixas de cabelo;
- Bolsas;
- Colares;
- Pulseiras;
- Sapatos.
Esse tipo de combinação é ideal para criar uma série de visuais incríveis e ainda se manter nesse mesmo estilo. Para os garotos, a utilização de tênis, pulseiras, bonés e outros acessórios também garante um visual muito divertido e interessante.
Esse tipo de visual e junção com acessórios é uma tendência que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, por isso tem sido uma excelente escolha para looks infantis com a utilização do color blocking como estilo.
Esse tipo de mistura gera algumas combinações super interessantes e únicas, aproveitando para dar uma personalidade especial para o visual de seus pequenos.
O que antes só era possível ver em adultos trabalhando em empresas de autotransformador, por exemplo, hoje já enche diversas ruas, garantindo uma combinação linda e agradável.
Peças únicas
Peças como vestidos e macacões tem ganhado muita visibilidade em tempos mais recentes, e são um coringa no vestuário de qualquer criança. Por conta disso, estas peças têm um forte potencial de trabalhar o color blocking no vestuário infantil.
Algumas peças já vem com recortes específicos utilizando as cores, fazendo o trabalho de combinação para você e deixando a necessidade de misturar peças de lado.
Além disso, estas peças já vem prontas, o que garante que você escolha aquelas que mais agradam em seu camarim móvel ou dentro do guarda-roupa da criança.
Os tons e cores usados para criar essas peças são muito variados, permitindo uma estrutura muito mais adequada para você utilizar estes recursos. Além disso, até mesmo bebês podem aproveitar a tendência.
Existem diversos vestidos de bebês já estilizados com a tendência, permitindo que você torne sua pequena uma fashionista desde o berço. É possível ainda utilizar o color blocking junto de suas crianças, fazendo looks incríveis.
Variações de tom
O color blocking evoluiu com o tempo, e hoje é possível criar muito mais variações de estilo, principalmente na moda street, onde as roupas são mais casuais e estilosas. Aqui, brincar com tons mais claros ou escuros é muito interessante e pode criar belos visuais.
Por isso, é importante saber lidar com esse tipo de modelo para garantir uma estrutura mais adequada para aproveitar o color blocking em todo o seu potencial com camisas personalizadas.
Como fazer looks com color blocking?
Se você está começando a se aventurar na moda, não precisa ter medo de aproveitar. Claro que o objetivo final é deixar a criança com um visual estiloso e alegre, mas você deve ter tranquilidade nas ações para conseguir encontrar sua mão para isso.
O ideal é começar aos poucos. Evite looks mais chamativos se você não se sentir confortável em apresentar esse tipo de modelo, principalmente para crianças. No começo, você pode brincar com algumas peças e acessórios.
Existem diversos brincos, colares e até sapatos que podem fazer contraste a um conjuntinho de cor única, ou a uma peça singular. O oposto também pode funcionar bem. Ao usar uma roupa de cor chamativa com acessórios neutros, você cria um ótimo visual.
Esse tipo de tendência é repleta de possibilidades, por isso é muito importante que você saiba trabalhar bem com as cores para aproveitar o melhor desse tipo de ação, garantindo um guarda-roupa muito mais vasto e cheio de possibilidades para seus pequenos.
Ter seu próprio estilo é muito importante para conseguir aperfeiçoar seu visual e o das crianças, garantindo que você terá um conhecimento maior de moda e de como utilizar estes recursos para criar conjuntos agradáveis e interessantes.
Esse tipo de segurança ajuda a dar mais confiança para a criança na hora de se vestir, ciente de que ela está com uma peça de moda e que trabalha com o estilo na elaboração de seu visual.
Esse tipo de ação é muito importante para você criar mais confiança e mais liberdade criativa para que as próprias crianças brinquem de misturar cores e estilos em seus visuais, usando até mesmo um boné de segurança para compor o visual.
Considerações finais
Dentro do color blocking infantil existe uma gama de variações que pode ser escolhida e utilizada com muita qualidade, entretanto, é importante pensar que você precisa saber como utilizar estas combinações para ter um resultado mais adequado.
Dessa forma, você trabalhará com misturas de cores e tons para criar um visual muito mais interessante para as crianças explorarem suas próprias vestimentas e ideias de looks, aproveitando estes elementos para aprimorar suas possibilidades.
Assim, você consegue ter uma estrutura muito mais adequada para conseguir aproveitar este estilo tão diverso, seja em um passeio no parque, uma ida à escola ou, até mesmo, para visitar uma grande fábrica, por exemplo, de transmissor de nível ou outra.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.