Uma colônia de férias pode ser formada por muitas atividades esportivas e recreativas para as crianças, jovens e adolescentes. Geralmente, esse planejamento ocorre quando é período de férias escolares, onde as famílias acabam optando por viagens na natureza.
De fato, realizar planejamentos para sair um pouco da rotina da cidade, e descansar com a tranquilidade da natureza, pode se tornar uma ótima opção de acordo com a preferência dos familiares.
Dessa forma, iremos abordar nesse artigo quais os melhores passos a serem seguidos para garantir ótimos dias de férias.
1. Antecipe a escolha do local
Inicialmente, deve-se ter em mente que as férias escolares são um período de alta temporada, ou seja, a grande maioria das famílias busca, nesse momento, alguns lugares para ter um lazer.
Ou seja, o planejamento deve ser previamente pensado, como acontece com o processo de locação de carretas por uma determinada empresa, que busca ter mais insumos para manter a sua produção fluida.
Desse modo, é possível perceber a importância de escolher um local com antecedência para que eventuais problemas sejam evitados.
Sendo assim, listamos algumas sugestões para que você possa escolher, e que provavelmente, será visto como uma boa opção pelos seus familiares.
Casas de campo
Como é possível imaginar, essa sugestão está ligada diretamente com o contato entre o ser humano e a natureza, e que por sua vez, é um verdadeiro exemplo de ecoturismo.
Para as famílias que buscam estar mais conectadas com a natureza e, consequentemente, buscam por dias mais tranquilos, deve ser considerado uma viagem com padrões de uma aviação comercial, para que a duração da viagem até o destino seja rápida.
Geralmente, as casas de campo têm as características de ter chalés e cabanas com um estilo rústico.
Para complementar o estilo dessas casas, é escolhido o uso de madeiras e outros elementos silvestres para tornar a decoração ainda mais única. Esse ambiente acaba se tornando um ótimo local para passar momentos em família e, além disso, garantir fotos memoráveis.
Contudo, é importante que todas as compras feitas sejam realizadas em comércios com ótimas estruturas, incluindo um sistema de emissão de boletos e notas fiscais, afinal, é natural que no local tenha comércios que acabam não tendo a qualidade necessária para atender seus respectivos clientes.
Pelo fato de ser um local longe da cidade, as casas do campo acabam sendo uma ótima opção para uma família que está em busca da tranquilidade da natureza.
Para as crianças, as brincadeiras podem acontecer nas árvores, acampamentos, fazer fogueiras para contar histórias e até descobrir cachoeiras próximas às casas de campo.
Se a sua família gosta de se aventurar na natureza, escolher os dias de férias para passar nas casas de campo, acaba se tornando uma ótima escolha.
Pensando nisso, é preciso reforçar novamente que a viagem deve ser planejada com antecedência, isso porque esse momento pode passar por vários processos, como uma importação aérea – em casos mais específicos.
Casas na praia
As casas na praia acabam tendo, naturalmente, um clima totalmente diferente das casas de campo, afinal, estamos saindo de um local campestre para um ambiente com calmaria, onde a tranquilidade é consequência do mar.
Nessa opção, as casas na praia tem uma particularidade que consegue ser abraçada por muitas pessoas, que é a decoração. Geralmente, estas casas são formadas por elementos marinhos como conchas.
Dependendo de onde escolher, é possível se hospedar em outros locais, onde possa ter uma administração de condomínios suficientemente positiva para lidar com uma nova família que, obviamente, está passando temporariamente um período ali.
2. Promova atividades recreativas por idade
Quando o assunto é colônia de férias, automaticamente estamos nos referindo em ter grandes momentos de diversão entre a família. Pensando dessa forma, recomendamos que atividades recreativas por idade sejam selecionadas para manter todos envolvidos no lazer.
Pense que há crianças ou adolescentes que não têm tanto interesse em saber como funciona o processo de painéis certificados, por exemplo. A mesma coisa acontece com as brincadeiras, há um tipo de diversão para cada tipo de pessoa.
Promover essas atividades é uma forma de garantir que, se houver algum jovem que não se interessa tanto por brincadeiras como uma massinha de modelar, acabe ocupando a sua mente com uma atividade capaz de entretê-lo por algumas horas.
Brincadeiras para crianças pequenas
Boa parte das crianças gosta de brincadeiras que, para serem realizadas, precisam usar as mãos. Portanto, as brincadeiras mais recomendadas para os pequenos são:
- Massinha de modelar;
- Pintar com tinta;
- Caça ao tesouro;
- Dobraduras com papelão.
O segredo de envolver as crianças com essas brincadeiras, está na parte de trabalhar os seus sentidos, que é o olfato, tato e visão. Desenvolver esses sentidos, é desenvolver suas habilidades.
Nessa parte, não devemos esquecer o fato de que as crianças buscam por brincadeiras que acabam se sujando um pouco. Portanto, considere ter produtos que tenham serviços de conservação em sua composição, para que as roupas não percam sua qualidade.
Brincadeira para jovens
Diferentemente das crianças, a maioria dos jovens acaba se entretendo por atividades desafiadoras, como futebol e vôlei.
Por outro lado, não devemos esquecer aquele tipo de jovem que é tímido, e acaba se familiarizando melhor com atividades com pouca movimentação, como:
- Ping-pong;
- Telefone sem fio;
- Mímica;
- Jogos de tabuleiro.
É importante que todas as opções citadas até aqui, devam ser praticadas incluindo todo mundo, afinal, parte da diversão é fortalecer e criar novas amizades.
Gincana para todo mundo
Realizar uma gincana com o pessoal da família, é uma ótima opção para envolver todas as pessoas dentro de uma única brincadeira.
Portanto, é importante que você separe alguns minutos do seu dia para desenvolver toda a parte da gincana, esse momento funciona como criar um desenho e melhoria de processos.
Pensando dessa forma, é natural perceber que há uma gama de fatores que devem ser estudados para garantir que as brincadeiras sejam realizadas por todas as pessoas que tiverem fazendo parte dessa colônia de férias.
Separe as crianças, jovens e adultos e busque um equilíbrio entre as equipes. Em seguida, defina as etapas da gincana, e pense numa premiação para motivar ainda mais a brincadeira.
3. Faça o orçamento das viagens
Parte do início dos planos de uma colônia de férias, é saber quanto será o valor investido e quantia necessária para garantir ótimos dias de lazer em família.
Crie uma lista detalhada com todos os custos que eventualmente terão que ser feitos no decorrer da viagem, incluindo a parte de ida, estadia e volta para a casa. Para te ajudar, confira esse checklist:
- Diária do hotel ou casa;
- Alimentação de ida, estadia e volta para casa;
- Matéria-prima das brincadeiras;
- Custos para se locomover no local;
- Passeios na região;
- Reserva para emergências.
Grande parte dos pontos levantados acima, podem acontecer durante a colônia de férias, portanto, considere todas as possibilidades.
4. Convide as crianças e toda a família
Após o planejamento ser realizado, e concluído, mostre aos familiares e as crianças como funcionará. De preferência, mostre com empolgação, e esteja aberto a mudanças que sejam de acordo com a opinião dos envolvidos.
É natural também que algumas mudanças sejam feitas durante a viagem, portanto, é importante que sempre tenha um plano B para que, se caso apareça alguma surpresa, a família tenha uma solução para resolver, afinal, cancelar as férias por conta de imprevistos acaba sendo desanimador.
Conforme for o número de pessoas envolvidas nessas férias, você precisa dividir de forma igualitária as despesas, e quanto maior o número de familiares, menor será o valor dos custos.
Ter isso em mente é fundamental para que a viagem possa ser realizada, isso porque muitas famílias acabam desistindo de fazer uma colônia de férias devido às despesas.
Contudo, é importante que seja feito um planejamento financeiro, caso não tenha muitos familiares para convidar aos dias de férias.
5. Arrume as malas com antecedência
Por fim, a última dica envolve atenção na quantidade de roupas de acordo com o tempo que foi passado na colônia de férias.
Conforme for escolhido o destino, é necessário ter em mente que algumas roupas específicas devem ser colocadas, como se for em uma casa de praia, é preciso ter roupas de banho.
Pense também que, as crianças costumam sujar as roupas com muita facilidade, principalmente se estiverem brincando em partes que têm mais contato com a natureza. Portanto, tenha trocas de roupas para atividades, pijamas para dormir e conjunto de roupas para cada atividade.
Para facilitar essa parte, há um cálculo básico que pode ser feito para tornar mais fácil o momento de arrumar as malas. Leve 3 trocas de roupas por dia, desse modo, não irá faltar peças e não precisará levar roupas para cada evento que as férias proporcionar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.