carnaval

6 atividades para aproveitar o carnaval com os seus filhos

Para o brasileiro, o carnaval é uma grande festa onde o país inteiro se reúne e tira um tempo para festejar, ver desfiles, se reunir com amigos e dançar, mas também é um momento muito propício para passar com a família e comemorar bastante.

Também é super indicado festejar esse momento com a família, dançando, criando máscaras ou viajando. São diversas as possibilidades e, quando se tem filhos, é preciso se preparar porque eles têm muita energia, sendo totalmente condizente com a data.

Portanto, seja comprando copos e pratos de distribuidor de descartáveis para uma festa em casa ou comprando fantasias para pular no carnaval, o texto de hoje abordará algumas atividades que podem ser realizadas para curtir essa festança com seus filhos.

Conheça mais sobre o Carnaval

Embora a grande maioria dos brasileiros veja o carnaval apenas como um período de feriado, onde não precisarão trabalhar e será possível descansar um pouco da rotina exaustiva, ele é muito mais do que isso e possui origem há alguns anos.

Tendo origem no século XVII, muito antes da existência de corte a laser, o carnaval brasileiro possui grande influência das festas carnavalescas que existiam na Europa. Embora suas origens sejam assim, no Brasil, foi adaptado de maneira diferente.

Muitas pessoas no mundo dizem que os brasileiros possuem bastante energia e que têm toda essa força contagiante, e isso é refletido em nosso carnaval. A conhecida bagunça, a folia, as comemorações e o samba são alguns dos exemplos de como ele é tão diferente.

Desde a utilização de adesivos industriais para carros e os famosos bloquinhos, estrangeiros vêm para o Brasil no período de fevereiro para aproveitar e conhecer mais sobre essa festança. 

A data pode mudar dependendo do ano, então sempre é necessário verificar as atualizações, embora sempre aconteça em fevereiro.

Embora seja uma festa que atinge a grande maioria do público adulto, isso não significa que as crianças não possam também aproveitar, sendo muito incentivado inclusive nas escolas. Claro que é preciso um pouco mais de consciência e preparo, mas é totalmente possível.

Com isso em mente, os tópicos a seguir abordarão algumas dicas de atividades para se aproveitar o carnaval com seus filhos, podendo utilizar de adesivo impresso para enfeitar um local, brinquedos e carros, assim como fantasias exclusivas para a ocasião.

Confira as melhores atividades para o momento

Agora que ficou um pouco mais contextualizado o carnaval e como ele é comemorado aqui no Brasil, fica um pouco mais simples tanto de entender como se divertir com seus filhos quanto às atividades que podem ser feitas junto a eles.

Mas antes de mais nada, é preciso ter alguns conceitos em mente. O primeiro é que essa festança não precisa durar a semana inteira igual o carnaval, mas é importante dar uma pausa em seu trabalho de coleta de resíduos, por exemplo, e dar um pouco de atenção às crianças.

E, quando se pensa em maneiras de adaptar o carnaval à vida deles, pense em festas, programa juntos, entre diversas outras ideias que podem surgir em sua mente. Você pode, por exemplo, explorar:

  • O lado mais lúdico da mente deles;
  • Fazer comidas diferentes e que eles gostam;
  • Tocar algumas músicas brasileiras que demonstrem a cultura do evento;
  • Contar e encenar histórias;
  • Assistir um filme em família para comemorar.

É possível perceber que as atividades acima destacadas usam sempre de alguma forma explorar os sentidos das crianças, afinal, quanto melhor abordá-los, mais imersos e felizes eles ficarão, fazendo com que até coisas que pareçam diferentes, como pintar uma divisora de massa, tornem-se divertidas.

Com isso, confira algumas das atividades e como elas podem ser abordadas de maneira eficiente.

01 – Faça máscaras

As máscaras são excelentes exemplos de atividade para ser realizada junto de seus filhos. Tanto por que elas são as fortes marcas de carnaval, tanto brasileiro quanto de outros países, quanto por conseguir deixar a criatividade de seus filhos bastante livre.

Elas podem ser confeccionadas com plástico, cartolina, papel cartão, de diversas maneiras, além de possuírem várias cores e materiais como lantejoula e purpurina. 

Deixe suas crianças usarem tinta guache, pincel, jornal, papel interfolha, enfim, deixe que eles se divirtam e ajude-os a tornar essa experiência em algo único.

02 – Produza fantasias caseiras

As fantasias são mais uma grande marca do carnaval e são utilizadas desde crianças até mesmo adultos. A grande maioria é feita de maneira cômica ou que seja comum entre o círculo de amizade, mas sempre são bastante divertidas.

Busque fazer fantasias caseiras com seus filhos, usando materiais recicláveis ou aqueles que são utilizados em escolas. Faça uma fantasia diferente ou até mesmo de um desenho que eles gostem. O importante aqui é se divertir e fazer tudo juntos.

03 – Dance os hits do carnaval

Seja um funcionário que trabalhe com fornecedor de papel toalha ou uma criança que acabou de entrar na segunda série, os hits do carnaval em algum momento serão ouvidos por vocês pela imensa quantidade de pessoas que continuam ouvindo-o sempre.

Eles explodem e fazem com que sejam febres nessa época do ano, sendo dançados e ouvidos tanto em bloquinhos de carnaval quanto em festas mais particulares das pessoas. E é normal que crianças acabem sendo atingidas pelo ritmo dessa folia.

Faça uma seleção dessas músicas e verifique se não é nada muito agressivo para a faixa etária de seus filhos e, caso não, caia na dança com eles. Dançar faz bem ao corpo em qualquer idade e, na infância, estimula e desenvolve as funções cognitivas e motoras.

04 – Faça uma nova maquiagem

Falando em purpurina e lantejoulas, outros materiais e acessórios que fazem parte de fantasias e que são muito utilizados em época de carnaval são as maquiagens, de todos os tipos e para todos os gostos, cada uma representando uma cultura, vontade ou filme.

Com seus filhos, é sempre legal aproveitar essa ideia toda e fazer sua própria maquiagem com eles. Apenas verifique a toxicidade do material e se é seguro para a pele, caso sim, deixe-os se pintar e fazer o que bem entenderem com o próprio rosto.

Além de ser por apenas um ou dois dias, esse tipo de coisa explora as sensações e toda essa atividade sensorial do corpo e, novamente, abrange muito da criatividade deles.

05 – Crie acessórios próprios

Uma das coisas mais legais do carnaval é toda essa liberdade criativa para se entrar no ritmo de festa. Portanto, é bastante comum que as pessoas criem seus próprios acessórios, mesmo que sejam estranhos, apenas para entrar nessa onda.

Caso tenha filhas, porque não fazer uma tiara de flores ou de gatinhos, de joaninha. Explore essa brincadeira com elas e, todas juntas, ajude-as a criar e ter ideias, isso incentiva a criatividade também e crie momentos únicos com elas.

Roupas diferentes ou até mesmo sapatos e tênis engraçados. Esse é o momento de se divertir e colocar tudo em prática, levar na brincadeira. Esse é o momento de festejar.

06 – Crie brinquedos

Sabemos do que as crianças gostam e sabemos também que é de brinquedos. Então, por que não juntar o útil ao agradável? No carnaval, confeccione brinquedos com seus filhos e desperte essa criatividade que existe dentro deles.

Eles podem variar de tamanho, funcionalidade, cores e até mesmo de estilo. Fazer carrinhos de produtos recicláveis, por exemplo, é muito bem-vindo, da mesma forma que um bambolê com todas as cores do arco-íris é fácil de ser feito.

Brinquedos de papelão também são muito legais e todo esse processo, principalmente quando feito junto aos pais, gera muito entretenimento e desenvolve o lado artístico e cognitivo das suas crianças, novamente, juntando o útil ao agradável.

Considerações finais

O texto de hoje contextualizou a você o que é o carnaval, quando ele surgiu e um pouco de como ele é festejado nos dias de hoje no Brasil, além de algumas dicas de como aproveitar ao máximo com seus filhos.  Sem sombra de dúvidas, uma das maiores festas do país.

É importante entender que as crianças que desenvolvem todas essas atividades ainda na infância, evoluem diversas habilidades e que podem fazer muita falta na vida adulta, como a capacidade de raciocínio rápida ou até mesmo uma coordenação motora mais eficiente.

Todas essas vantagens e benefícios são apenas um grande plus, um adicional a todo o momento criado com eles, afinal, passar um tempo com seus filhos cria elos muito fortes e momentos únicos para eles, e para os pais também.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *