A escolha de calçados corretos para as crianças no período de volta às aulas é muito importante, uma vez que a ideia é que este calçado dure pelo menos o período letivo, seja na escola ou em um curso de operador de lavador de gases industrial.
Com a utilização frequente, é preciso saber escolher bem cada modelo. O ano letivo sempre traz consigo uma série de situações que precisam ser cuidadas.
Isso acaba deixando os pais cada vez mais estressados, o que pode ser um problema e acabar deixando algumas situações menos urgentes para trás.
É preciso ter atenção com elementos diversos, como:
- Material Escolar;
- Uniformes;
- Transporte;
- Matrícula.
Além, é claro, de escolher um calçado que aguente a rotina de um aluno, com todas suas atividades relacionadas à escola.
Para conseguir dar conta disso, escolher um modelo adequado é fundamental, bem como a compra de materiais hospitalares adequados para primeiros socorros.
Existem várias opções de sapatos ótimas para alunos em todos os anos, calçados que combinam com qualquer tipo de uniforme, que são confortáveis e versáteis, sendo ideal para múltiplas atividades.
Existem muitas questões a se avaliar quando você está escolhendo um calçado ideal para seus filhos.
Estes critérios acabam se tornando uma questão que definirá o tipo de calçado utilizado, aumentando suas chances de ter um produto de qualidade em suas mãos, que tenha passado por uma auditoria ambiental.
Escolhendo o melhor calçado infantil
Para conseguir tomar uma decisão efetiva de qual calçado é o melhor para o período escolar, você deve avaliar uma série de pontos importantes que podem fazer a diferença nesse sentido, escolhendo-os de acordo com as necessidades de seu filho ou filha.
Cada criança demanda alguns pontos em particular, e por isso você deve levar em conta a individualidade de cada uma, sendo que muitas vezes até mesmo irmãos podem possuir necessidades diferentes nesse aspecto.
Por isso, quanto mais você conseguir adaptar essa escolha à realidade da criança, mais efetiva será sua escolha, optando por um calçado de qualidade que pode realmente ter um impacto direto no dia a dia de quem o estiver usando com um serviço de calibração.
Conforto
O primeiro ponto que deve ser avaliado é o conforto do calçado. Um sapato para usar na escola é aquele que a criança passará mais tempo utilizando, e por isso é ideal que não seja um calçado que machuque os pés.
Muitos sapatos para crianças possuem a parte interna com almofadas, o que ajuda a pisar com mais leveza e impede reações negativas no impacto da caminhada.
Por isso, este é um dos pontos mais importantes que você deve ter em mente quando optar pelo calçado com corte a laser.
Maleabilidade
Outro ponto importante com relação ao calçado infantil é a maleabilidade. Crianças estão em fase de desenvolvimento, e por isso é importante que tenham liberdade para conseguir se movimentar corretamente.
Esse tipo de calçado acompanha o caminhar da criança, sendo um material muito mais efetivo quando estiver lidando com questões de movimentação, dobrando e esticando conforme a necessidade de cada passo.
A forma do sapato deve ser pensada para crianças, principalmente no caso de bebês e nos primeiros anos de vida. Por conta disso, você acaba conseguindo um sapato com mais espaço para a movimentação como um todo.
Antiderrapante
Crianças gostam de correr. Ainda que durante a maior parte do tempo ela fique sob a supervisão de um adulto, evitando acidentes com um cabo de solda, cinco segundos é tudo o que elas precisam para disparar por aí e correr o risco de tomar um tombo.
Além disso, em atividades como a educação física, é comum que a criança faça corridas ou pratique esportes de grupo, que acabam sendo interessantes também nessa questão. Por isso, ter um calçado com sola antiderrapante é fundamental.
Esse tipo de sola consegue amortecer os movimentos e usa o atrito da sola com o chão para criar uma estabilidade maior no movimento, evitando que a criança escorregue e se machuque.
Isso não impede acidentes de acontecer, uma vez que crianças são imprevisíveis e muitas vezes acabam se machucando na tentativa de fazer uma nova exploração de seus limites, mas o calçado antiderrapante tem muito mais chance de protegê-la de acidentes.
Ventilação
Por conta do tempo de uso, e principalmente por crianças usarem muito meias de algodão, é comum que o calçado acabe acumulando umidade e ficando com mal cheiro e com problemas em geral relacionados ao suor.
Para evitar esse tipo de situação, procure calçados que possam ser considerados “respiráveis”.
Ou seja, que possuam uma ventilação adequada para a criança poder usar durante o dia todo realizando atividades físicas de lazer e relacionadas à escola durante um projeto de terraplanagem.
Quanto mais ventilação o calçado tiver, mais tempo a criança poderá aproveitar com os pés secos e evitar problemas com mau cheiro, protegendo por mais tempo a estrutura do calçado como um todo.
Praticidade para fechar o sapato
Outro ponto muito importante, principalmente para crianças pequenas, é a escolha certa do fecho para o calçado. Muitas vezes, a criança ainda não sabe dar nós no cadarço, e em caso de ele se soltar durante uma atividade, isso pode acabar gerando um acidente.
Por isso, é importante pensar em sapatos que possuem fechos simples, como os de velcro ou elástico. Com eles, é muito mais fácil manter o sapato fechado e garantir uma segurança prolongada na realização de determinadas ações.
Além disso, alguns calçados mais modernos são completamente elásticos, eliminando a necessidade de um fecho desde o princípio. Estes são ideais para as crianças usarem em atividades físicas e esportivas com uma distribuidora de rolamentos.
Estes calçados costumam ter um valor um pouco mais elevado, mas isso se compensa em questões de segurança e proteção para a criança usar ao longo do período escolar.
Modelos de sapato para as aulas
Existem diversos tipos diferentes de calçados que podem ser utilizados em períodos letivos. Escolher qual deles mais se adequa a criança é fundamental, uma vez que permite mais conforto e mobilidade durante o tempo de aula.
Entretanto, é importante avaliar junto a instituição de ensino os calçados permitidos para uso durante as aulas. Normalmente, esse tipo de informação vem em recados no momento em que é realizada a matrícula, mas você pode questionar na secretaria da escola.
Dessa maneira, você evita gastar um dinheiro desnecessariamente e garante um calçado duradouro e agradável para a criança utilizar pela maior parte de cada dia.
Sandálias
As sandálias são uma excelente opção para os dias de verão. Elas permitem que os pés respirem melhor, e muitas vezes são uma opção com estilo e qualidade. Para o uso em sala de aula, é importante que a sandália tenha um fecho na parte do calcanhar.
Tanto as sandálias masculinas quanto as femininas são muito boas para usar em sala de aula, mas é preciso tomar cuidado no caso de exercícios físicos. Nos dias de atividades que envolvam esportes, é ideal optar por outro calçado.
Tênis
Os tênis são um clássico para crianças em período escolar. O calçado é a melhor opção para a maioria das atividades, uma vez que é firme o suficiente para a prática de atividades físicas, acolchoado para mais conforto e com palmilha quando há a necessidade de ficar em pé.
Existem muitos modelos diferentes de tênis no mercado, e a maioria deles é ideal para crianças de todas as idades. Além disso, alguns têm estampas divertidas de desenhos e super heróis, tornando o calçado um sinônimo de estilo.
Estes calçados ajudam nas atividades do dia a dia, e possuem muita durabilidade, aguentando longos períodos de uso antes de precisar de substituição.
Além dos modelos exclusivos, existem muitos calçados unissex, das mais variadas cores e modelos. Dentre os mais comuns, destacam-se os de cano alto, que possuem uma segurança maior na região do tornozelo.
Estes calçados podem vir nas mais variadas cores e tecidos, desde os mais padrões até couro e jeans, criando peças muito interessantes para o perfil escolar. Para as crianças que gostam de moda e estilo, o tênis é uma peça fundamental.
Uma vez que estão uniformizadas, os calçados tornam-se a chance de mostrar sua individualidade.
Considerações finais
Um bom calçado acompanhará a criança durante boa parte do ano letivo, e em alguns casos, até mais de um ano. Por isso, saber qual escolha fazer nesse tipo de questão é fundamental para os pais tomarem a decisão certa.
Existem muitas opções e escolhas para se realizar com relação a esse tópico, e quanto mais você avaliar, melhor. As marcas oferecem muitos modelos diferenciados, e é interessante ficar de olho na tecnologia que é apresentada com relação a estes calçados.
Dessa maneira, você garante que suas crianças estarão com sapatos ideais para usar ao longo do dia, com segurança e conforto.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.