Existem diferentes motivos que podem fazer com que os pequenos tenham mudanças de comportamento. Os pais precisam ficar atentos aos sinais de que a criança precisa de psicólogo. Entenda!
São muitas as situações na vida dos pequenos que os levam a ter mudanças de comportamento. Seja a separação dos pais, nascimento do irmão, mudança de cidade/escola, entre outros.
Mesmo que a família ofereça todo suporte, ainda assim a criança pode precisar de ajuda profissional para passar por determinado momento. O especialista infantil vai ajudar os pequenos a lidarem com suas emoções, fazendo com que entendam e saibam lidar com seus sentimentos.
Mas, como saber quando meu filho precisa da ajuda de um psicólogo? É importante que os pais fiquem atentos aos sinais. Veja alguns!
Psicólogo infantil: quando procurar o profissional?
Se você perceber o seu filho com alguns destes sintomas/comportamentos: apatia, tristeza, agressividade, perda de interesse, choro excessivo, ‘inventar’ doenças para chamar a atenção, entre outros, é hora de procurar ajuda profissional.
Existem muitos profissionais habilitados para ajudar nesse tipo de situação. Inclusive, o atendimento faz parte das coberturas dos planos de saúde, assim como o próprio SUS e até mesmo universidades oferecem o atendimento.
Entenda alguns indicativos mais comuns, abaixo!
1. Alteração de comportamento
É comum as crianças mudarem o comportamento de forma exagerada, mas também pode significar um problema. Afinal, se essa mudança está interferindo na saúde e relacionamentos com os colegas, pode resultar em sofrimento aos pequenos.
Entre as situações mais comuns: voltar a fazer xixi na cama, querer dormir com os pais, comer de forma exagerada ou recusar se alimentar, demonstrar problemas no comportamento na escola e outros. O importante é que os pais fiquem sempre atentos e procurem ajuda de um especialista.
2. Agitação
Nem sempre uma criança inquieta ou com dificuldades em manter a atenção sofre de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, TDAH. É preciso falar com um especialista para avaliar a criança.
Em muitos casos, não é necessário o uso de medicamentos, mas apenas a terapia infantil.
3. Regressão
Voltar a fazer xixi na roupa ou repetir outros comportamentos da fase anterior raramente se trata de manha. Em muitas situações essas são condições apresentadas por crianças que estão passando por mudanças.
Por exemplo, a chegada do irmão mais novo ou insegurança. Portanto, é fundamental que os pais observem os pequenos e procurem ajuda profissional para entender e tratar o problema.
4. Agressividade
Quando o problema não se resolve com conversa em família, a criança precisa de ajuda profissional. O psicólogo infantil vai ajudar a identificar a origem do comportamento agressivo, que pode ser uma situação ou sentimento. Assim, ajudará a família e a criança a tratá-los.
5. Saúde
Se a criança está apresentando febre ou outros problemas de saúde, como dor de barriga, e não existe uma explicação médica, o psicólogo infantil pode ajudar. Muitas crianças ficam doentes por questões que envolvem a insegurança, medo e outras, e o corpo demonstra esses sentimentos.
Esses são alguns sinais que alguns pais deixam passar. Mas é importante se atentar e buscar ajuda de um especialista.
É preciso entender que nem tudo é para chamar a atenção dos pais ou apenas manha. Afinal, algumas situações podem se tornar um problema sério se não forem investigadas e tratadas a tempo. Por isso a importância do profissional especializado.
Por: Andreia Silveira, editora de conteúdo do site Smartia Seguros.