O ano começou e, com ele, a proximidade do ano letivo para quem estuda, e no caso dos pais, a preocupação com a compra dos materiais escolares se torna cada vez maior tendo em vista o grande aumento que existe em cima de tais objetos.
Especialistas da área da economia apostam que em 2023 os materiais escolares aumentarão cerca de 30%, o que será um grande peso para o bolso dos pais que todos os anos precisam desembolsar um grande valor para tal compra.
No caso de crianças e adolescentes que estudam em escolas públicas, o governo envia o kit escolar em todo início do ano letivo justamente para que os pais possam economizar com a compra de alguns utensílios básicos para o estudo.
Entretanto, sempre existem alguns materiais que precisam ser comprados à parte e, no caso de estudantes de escolas privadas, tudo deve ser comprado do zero pelos pais e a lista vai longe, contando com materiais como:
- Cadernos;
- Canetas;
- Lápis;
- Estojo;
- Mochila;
- Lancheira;
- Entre outros.
É normal que muitos pais estejam presentes nas escolas antes das compras para ter certeza do que comprar, e conversem com um profissional que tenha o seu devido crachá de identificação de funcionário para entender mais sobre o que precisa ser comprado.
Isso porque, em alguns casos, existem exigências de materiais que nem sempre serão utilizados durante o ano e que custam caro, por isso, vale a pena alinhar o que realmente é necessário com antecedência.
Por outro lado, existe o desafio que é ir às compras, enfrentar lojas cheias, filas quilométricas e, muitas vezes, o choro e birra das crianças que desejam um material específico que nem sempre cabe no orçamento dos pais.
Só quem é pai, mãe ou responsável por uma criança sabe bem a loucura que é ir às compras, ainda mais acompanhado dos pequenos, mas existem maneiras de economizar nesse processo e fazer com que ele seja mais leve.
Existem os pais que preferem fazer as compras online, pesquisando tudo pela internet, assim como se busca por boas bombonas plásticas, mas também existem aqueles que preferem ir nas lojas físicas e testar os materiais antes da compra.
Seja qual for o seu caso, economizar é sempre bom e importante, por isso, hoje iremos te dar algumas dicas de como economizar durante a compra dos materiais escolares e ainda assim levar algo de qualidade para o seu filho.
Entenda a importância de bons materiais escolares
Antes de conferirmos quais dicas são essas, é bom que entendamos um pouco mais sobre a importância de bons materiais escolares para as crianças, que está longe de ser uma frescura, como muitas pessoas ainda pensam.
Imagine grandes artistas que existiram no mundo, como Van Gogh, já imaginou se ele não tivesse um quadro, um pincel e tintas de qualidade para trabalhar? Será que a noite estrelada seria um de seus maiores e mais lindos sucessos como artista?
A resposta provavelmente seria não, pois mesmo tendo um talento único, os materiais são as ferramentas para que isso seja colocado em prática, e é o que acontece quando se precisa de uma bobina térmica personalizada para trabalhar e materiais para estudar.
Os materiais escolares são as ferramentas que os alunos usam para colocar em prática tudo o que aprendem, é através de um bom caderno e uma boa caneta que eles produzirão textos nota 10 e cálculos difíceis de se fazer apenas na mente.
Além disso, não há como negar que ter materiais de qualidade e novos é algo que até mesmo estimula a criança a estudar, usar os itens que ganhou e cuidar deles com mais afinco.
Quando entendemos que os materiais escolares não são apenas objetos de uso e vaidade por parte das crianças, entendemos como a compra de materiais de qualidade pode fazer toda a diferença no desempenho estudantil dessas crianças.
Confira 5 dicas para economizar nas compras escolares
Tendo em vista tudo o que mencionamos até aqui, chegou o momento de conferir as dicas que selecionamos para te ajudar a economizar na hora de comprar os materiais escolares das crianças, seja com uma gravação a laser neles ou os mais simples possíveis. Confira:
- Saiba quais itens podem ser reaproveitados
A primeira delas é saber quais itens podem ser reaproveitados de um ano para o outro, pois nem sempre a criança ou adolescente usou tudo o que tinha que usar no ano anterior, com isso, tais materiais podem ser reaproveitados neste novo ano.
Além disso, para o caso de pais que possuem mais de um filho ou parentes que tenham filhos na mesma faixa etária, vale a pena trocar materiais e saber o que um tem de sobra e que pode ajudar na montagem do material escolar do outro.
Com isso, é possível não só economizar dinheiro na compra, mas também evitar a produção de mais lixo com a compra de algo que a pessoa já possui e que irá para o lixo sem ao menos ter sido usado.
- Estimule as customizações de materiais
As customizações estão em alta em diversas áreas do mercado, seja em brindes para funcionários de uma empresa ou até mesmo para os materiais escolares das crianças para a volta às aulas.
Sendo assim, estimular a customização de alguns materiais é uma forma de economizar dinheiro com a compra de algo mais simples e que poderá ser decorado com a criatividade da criança e da maneira que ela achar melhor.
Para isso, compre papéis, tintas, pincéis e outros objetos de decoração para que a criança possa deixar a criatividade fluir e customizar os materiais que desejar. Dessa maneira, ele terá materiais que sejam únicos e personalizados em toda a sala.
- Faça compras em parceria com outros pais e responsáveis
Além disso, outra dica muito válida é a parceria entre outros pais e responsáveis que podem ir junto com você às compras e, com isso, fazer com que as chances de um possível desconto sejam ainda maiores nas lojas.
Isso porque, ao comprar uma garrafa squeeze atacado, sabemos bem que quanto mais quantidades, mais barato o total fica. Sendo assim, nada melhor do que contar com outros pais para estar com você nessa jornada.
Pode ser desde os pais ou responsáveis de amigos dos seus filhos, até parentes da sua família, ou uma mobilização na escola em que seu filho estuda para que outros pais possam entrar com você nessa desafio, pois assim, todos saem ganhando no fim das contas.
- Busque por comércios de rua em regiões centrais
Quando chega o momento de ir às compras, é normal que muitos pais e responsáveis prefiram ir em lojas físicas para testar alguns materiais e realmente terem a certeza de que eles são de qualidade.
Com isso, também é comum que muitos busquem por grandes comércios e regiões famosas de sua cidade, mas muitas vezes, em meio a esses grandes postos existem ruas paralelas que podem ser ainda mais baratas e vazias.
Muitas vezes, é em uma loja em uma rua mais vazia que você encontrará um ótimo ribbon para impressora zebra e uma mochila por um preço bem mais acessível, por isso, andar e procurar por outras lojas que fujam das convencionais pode fazer toda a diferença.
- Vá às compras com uma lista e orçamento
E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre a importância de ir às compras com uma lista preparada e um orçamento máximo de quanto gastar para que você evite prejuízos lá na frente.
Existem escolas que já entregam essa lista de materiais aos pais e responsáveis no começo do ano, mas caso a escola de seu filho não entregue, vale a pena fazer sozinho em sua casa e estipular um valor máximo de gasto.
Com isso, você evita gastar mais do que deve e faz com que o dia de compras seja ainda mais rápido e produtivo, pois não perderá tempo procurando por algo que não seja útil, afinal de contas, a lista te mostra exatamente o que será preciso.
Dica extra: evite levar as crianças nas compras
Para finalizar o conteúdo, não poderíamos deixar de dar uma dica bônus para você, que nesse caso, é evitar levar as crianças a este tipo de compra, assim como evita-se levá-las na compra de um gerador para residência, por exemplo.
Muitas vezes, levar a criança com você pode acabar fazendo com que o processo seja mais estressante, cansativo, desgastante e caro, afinal de contas, a criança poderá se encantar por qualquer coisa e bater o pé querendo algo.
Sendo assim, o recomendado é conseguir deixá-la com alguém de sua confiança, seja o pai ou a mãe, um amigo ou familiar, pois assim, a criança passa o dia se divertindo enquanto você realiza as compras necessárias de maneira rápida e consciente.
Com dicas simples como essas, você conseguirá economizar não apenas dinheiro durante a compra dos materiais escolares de seus filhos, mas também economizará tempo e energia em meio a um momento do ano que é tão desgastante.
Considerações finais
Dessa maneira, você garantirá que o seu filho terá tudo o que precisa para um ano letivo de muito estudo e produtividade, e também garantirá que o seu bolso não sofrerá tanto assim com essa compra, mesmo tendo em vista os aumentos que surgiram.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.