Garantir a atenção das crianças é algo que às vezes pode ser uma missão muito mais difícil do que se pensa, principalmente quando levamos em conta a alta hiperatividade que costuma ser presente nesse momento de vida, onde fazer brincadeiras pode ajudar.
Inclusive, o interesse que as crianças possuem em brinquedos e atividades diversas está no combo existente tanto entre a criatividade dos pequenos com o seu excesso de energia, sendo importante encontrar maneiras de direcionar ambos para algo positivo em sua vida.
É por isso que brincar acaba sendo algo tão procurado pelas crianças, sendo algo que precisa ser incentivado pelos seus responsáveis, até mesmo para se garantir o melhor desenvolvimento desses jovens, diante de um melhor uso de suas capacidades naturais.
Fazendo uma analogia com a indústria, é como se a realização dessas atividades funcionasse como tal como os isolantes elétricos em um sistema, controlando o limite de energia ali presente, garantindo desta forma um melhor funcionamento de sua aplicação.
Que é importante para uma criança brincar não chega a ser nenhuma novidade, porém, é importante também tomar certos cuidados em relação à realização dessas atividades, seja para evitar aos jovens de se machucarem como também de garantia foco em suas vidas.
Pode ser bastante difícil para um pai ou mãe conseguir educar um filho que busca passar boa parte dos seus dias brincando ao invés de cumprir suas responsabilidades diárias, como arrumar o quarto, fazer os deveres de casa ou até mesmo cuidar da sua higiene.
É a partir dessa educação adequada sobre o seu horário de lazer e de atribuições que uma criança pode se desenvolver melhor, chegando no futuro até mesmo a estar responsável para atuar em empresas de arquitetura e engenharia ou qualquer ramo profissional.
Mas antes de chegarmos até essa situação futura, é importante olhar para o presente da criança, garantindo com que ela tenha a chance de brincar, mas reconheça também o momento adequado de se realizar tais atividades, assim como a hora de se comportar.
Dentro desse cenário onde deve se ensinar um jovem sobre os momentos adequados para brincar e se comportar é indicado também reconhecer os locais onde essas duas atividades podem conversar entre si, sendo algo que acontece quando uma criança está no carro.
Atenção à criança dentro do carro
Cuidar do bem-estar do seu filho é algo que envolve uma atenção quase que completa, afinal, diversas são as atividades que podem colocar em risco a vida dessa criança, e isso pode incluir até mesmo as suas brincadeiras comuns do seu cotidiano.
Ao mesmo tempo é importante ter um certo controle em relação às ordens a serem dadas, de forma evitar que esse jovem seja podado, deixando de desenvolver sua criatividade a partir do momento em que é colocado longe de todas as essas ações de desenvolvimento.
No geral, o segredo está no equilíbrio entre o lazer e a responsabilidade, ensinando para uma criança tanto o significado de limites como também de paciência, para que ela consiga esperar até o momento correto para iniciar suas brincadeiras, logo após seus afazeres.
Isso é algo que de certa forma está presente até mesmo na vida de um adulto, cabendo a um profissional saber quando olhar com atenção para a necessidade de peças de reposição para tratores em seu trabalho, assim como ao tempo de lazer com os colegas.
Agora, para que seja possível chegar até esse momento, é preciso desenvolver um senso de responsabilidade que vem desde a infância, com destaque para a importância de se manter quieto dentro do carro durante uma viagem, algo bastante difícil para uma criança.
Antes que um responsável comece a se estressar com a inquietude do seu filho no banco de trás, é importante reconhecer o maior nível de energia que se encontra com esse jovem e que ficar minutos ou horas sentado em um banco está longe de ser algo atrativo.
A situação pode acabar se tornando ainda pior quando a sua viagem de carro acaba se tornando mais longa que o planejado, como ao furar o pneu na estrada, fazendo com que seja necessário esperar por um certo tempo até a chegada de um serviço de guincho.
Tudo isso pode fazer a paciência de um responsável ser gasta muito depois do mesmo acontecer com uma criança, sendo importante então saber como dar uma atenção adequada para esse pequeno, de forma a garantir seu bem-estar e segurança no carro;
Diante de tudo isso é importante dizer então que além de certos cuidados, como colocar a criança no banco de trás, usar o cinto de segurança e colocá-la em uma cadeirinha especial de acordo com a sua idade, encontrar as brincadeiras corretas também é necessário.
5 brincadeiras para entreter crianças no carro
Se passar horas no trânsito pode ser algo bastante cansativo para um adulto, o que dizer então em relação a uma criança? Essa é uma realidade que passa a receber atenção a partir do momento que alguém se encontra com um filho sentado atrás de si no carro.
A melhor forma de lidar com tudo isso é recorrer a atividades que ajudem a lidar com a energia e atenção dessa criança sem colocá-la em risco, com o mesmo podendo ser dito sobre todos presentes dentro do veículo, sendo importante contar com atividades corretas.
Agora, da mesma forma em que um piso pode precisar de um material adequado de resina epóxi para garantir o seu melhor uso, essa atenção e comportamento a ser conquistado com a criança também depende das brincadeiras adequadas para a sua realidade.
Entre as atividades que devem ser incentivadas nesse sentido se destacam:
1 – Criação de histórias
É importante não apenas colocar a criança para brincar com o objetivo de passar o tempo, mas agir também para se incluir nessas brincadeiras, de forma a interagir melhor com esse pequeno, garantindo uma maior e atenção além de fortalecer laços com o seu filho.
A brincadeira que é capaz de responder positivamente a ambas as situações é a contração de histórias, sendo indicado não só falar sobre algo, tal como um conto antes de dormir, mas sim criar essa narrativa junto da criança, trabalhando junto disso a criatividade dela.
2 – Bloco de desenhos
Se após terminar essa história seu filho continuar acordado e com energia no carro, é importante direcionar essa sua energia e criatividade para outra atividade, com destaque aqui para o uso de lápis de cor junto a um caderno ou folha de papel.
Pode-se incentivar a criança a desenhar a história que foi criada entre pai e filho, além de pedir para esse jovem colocar no papel qualquer tipo de ideia criativa que surja, indo até a casa dos seus sonhos, com portas acústicas especiais e tudo o que sai da sua mente.
3 – Cor do carro
Dependendo da distância da viagem, as vezes é necessário investir em brincadeira que ocupem um certo tempo, aproveitando também das ferramentas que estão a seu redor, o que pode ser o caso da própria estrada por onde esse carro está passando.
Dentro dessa realidade uma brincadeira que se destaca é olhar a cor dos carros que passam na pista, tendo que cada pessoa no veículo escolher uma cor e ir contando o número de automóveis que passam na estrada que possuam esse tipo de tonalidade.
Para cada carro a ser visto por uma criança é possível sinalizar um ponto, com o fim da viagem sendo o momento de contabilizar a pontuação de todos no carro, sendo assim uma brincadeira que pode se expandir como um campeonato para outras viagens.
4 – Olhe a paisagem
Algumas das brincadeiras citadas também podem ser combinadas, sendo o ato de olhar para a rua e ainda observar a cor dos carros. O indicado aqui é ficar de olho em toda a paisagem que surge fora do carro.
A partir dessas informações é possível criar histórias cada vez mais ricas, além de colocar a criança para conhecer o ambiente ao seu redor, mantendo sua atenção e segurança no banco de trás, tal como uma fechadura digital biométrica protege uma casa.
5 – Karaokê
Para fechar as brincadeiras que podem ser feitas em família no carro, a realização de um karaokê em família é algo super divertido que pode envolver a todos, seja para contar uma música que toque na rádio no momento ou qualquer canção apresentada pela criança.
Todas são opções de destaque para quem precisa distrair sua criança no banco de trás, tornando essa viagem muito aconchegante para todos os presentes, com um destaque maior para ela.
No geral, assim como se indicam essas brincadeira deve se evitar certas ações, entre elas:
- Brigar com a criança;
- Deixá-lo no celular o tempo inteiro;
- Fazer chantagens emocionais;
- Prometer coisas que não irá cumprir.
Ao invés de recorrer a internet para entreter a criança, esse meio digital pode ter uma função melhor, como buscar por QGBT preço ou até mesmo buscar maneiras para distrair as crianças durante viagens de carro.
Tudo isso podendo partir então de uma simples brincadeira a ser feita durante uma viagem em família.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.